InBrasCI - Verbete Wikipédia

domingo, 3 de junho de 2012

MENSAGEM DO 2º VICE-PRESIDENTE ELVANDRO BURITY


Dr. Elvandro Burity
  Lula, Gilmar Mendes, STF e o Mensalão..​

O Supremo Tribunal Federal (STF) é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil e acumula competências típicas de Suprema Corte (tribunal de última instância) e Tribunal Constitucional (que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos). Sua função institucional fundamental é de servir como guardião da nossa Constituição Federal, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a esta última.

Ao STF compete, dentre outras atribuições, processar e julgar, originariamente, nas infrações penais comuns, seus próprios ministros, o presidente da República, o vice-presidente, os membros do Congresso Nacional e o Procurador Geral da República; etc. Os ministros do STF são julgados pelos próprios colegas do tribunal em caso de crimes comuns e compete ao Senado Federal processá-los e julgá-los em crimes de responsabilidade, quando o crime está correlacionado ao exercício da sua função. Até hoje não há, entretanto, casos em que o Senado brasileiro tenha processado um ministro do STF por crimes de responsabilidade.

Os 11 membros do STF são escolhidos entre os cidadãos (brasileiros), com idade entre 35 e 65 anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada. Eles são nomeados pelo presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. O cargo não tem mandato fixo: o limite máximo é a aposentadoria compulsória, quando atinge os 70 anos de idade.

Esse processo de indicação, embora constitucional, gera uma relação complicada entre os membros dos poderes Executivo (o Presidente, que escolhe) e o Judiciário (ministros escolhidos). A independência entre os Poderes se fragiliza, principalmente, quando não há preparo ou amadurecimento político entre as partes. Os ditadores foram os que nomearam mais de 4 membros do STF, salvo algumas exceções. Nos últimos anos, tivemos: José Sarney – 5 nomeações; Fernando Collor – 4; Itamar Franco – 1; Fernando Henrique – 3; Lula – 8; e Dilma - 1 até a presente data.

Pelas atribuições constitucionais do STF, seus membros devem ter conduta ao nível do cargo ocupado e o Chefe do Executivo, leia-se, Presidente da República, que é Chefe de Governo e Chefe de Estado, também tem que se comportar de forma adequada e na altura que seu cargo impõe.

O evento amplamente noticiado pela Mídia em que, de acordo com o ministro Gilmar Mendes, o ex-presidente Lula tentou constranger o citado ministro do STF, ameaçando divulgar alguma conduta duvidosa do Magistrado para que o caso do Mensalão do PT não fosse votado nesse ano, o que prejudicaria seu partido e os seus aliados nas eleições municipais é um sinal claro de que a democracia brasileira foi perturbada. E está em risco !

Gilmar diz que Lula o pressionou; Lula diz que o Ministro mente. Quem é o pinóquio dessa história ? Se for Gilmar, ele deve largar seu cargo de Ministro da Corte; se for Lula, sua mania de achar que ainda governa o país e que a todos pode subjugar, como tem feito com as centrais sindicais, com as lideranças estudantis, com setores da Igreja, com parte significativa da Mídia e com os partidos políticos, impedindo qualquer manifestação de Oposição deve acabar. O Brasil não é a Venezuela de Chávez !

Célio Lupparelli

Professor, Médico, Administrador, Pedagogo
Blog: lupparelli-acritica.blogspot.com.br