InBrasCI - Verbete Wikipédia

domingo, 24 de junho de 2012

MENSAGEM DA RD-InBrasCI-MG

Andreia Donadon leal recebe "Comenda Dr. Ferrari"







Andreia Donadon Leal recebeu da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (ALEPON) em Sessão Solene (comemoração dos 18 anos da Academia) realizada na noite de 22 de junho de 2012, às 19h e 30min, na Sede Social do Esporte Clube Palmeirense, a "Comenda Dr. Salvador Ferrari". As agraciadas com a Comenda foram: Andreia Donadon Leal, Irmã Zélia Patrício e Wanda Maria Barbosa Rocha. A ALEPON ainda diplomou como Sócios Beneméritos João Lúcio Barreto Carneiro e Sebastião Martins de Freitas e como Sócio Honorário p professor Alvin Cândido da Silva Neto. A Sessão Solene foi abrilhantada com a participação de representantes da Aldrava Letras e Artes, Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil, de Mariana, Academia Marianense de Letras e da Academia de Letras, Ciências e Artes de Minas Gerais, de Manhuaçu.


Andreia Donadon Leal, Wanda Maria Barbosa Rocha e Irmã Zélia Patrício,
agraciadas com a "Comenda Dr. Ferrari"

Mesa Oficial - no Púlpito, Wilma maria Quintiliano de Oliveira, Presidente da ALEPON

  
   Andreia Donadon Leal
recebe "Comenda Dr. Ferrari"
   de Wilma Quintiliano de
Oliveira e Maria Cristina Fois



 
Wilma maria Quintiliano de Oliveira, Presidente da ALEPON



Zaidan Jorge Brumano,
orador oficial da ALEPON

  
Andreia Donadon Leal, discursa em agradecimento pela "Comenda Dr. Ferrari"












Roque Camêllo, Presidente
 da Academia Marianense
de Letras, discursa
em nome da Família Ferrari

   

Andreia Donadon Leal, discursa em agradecimento pela "Comenda Dr. Ferrari"


















João Lúcio Barreto Carneiro, Wilma Quintiliano de Oliveira, Representantes da Academia de Letras, Ciências e Artes de Minas Gerais - Manhuaçu, Andreia Donadon leal, J.B. Donadon-Leal, Gabriel Bicalho, Roque camêllo e Zaidan Brumano


Andreia Donadon leal, Mara Aparecida Ferreira da Silva e Gabriel Bicalho

POEMA DEDICADO A SALVADOR FERRARI
                                                                                     (Deia  Donadon)Vem de Ponte Nova e rio caudaloso
Bilho dourado ao sol refrescante...
Vento sopra estrada, pluma e paina
Rocha faiscante chamar atenção do chofer,
Ipês amarelos colorem paisagem ressecada...
Passageiro exibe ponto luminoso no rosto
Juventude nos olhos do homem vaidoso
Cabelos brancos ajeitados com gel...
Fores de capins saúdam sua passagem
Nuvens se espalham no céu vermelho ocaso
Acompanhando ligeiras o carro
Até as ruas pedregosas de Mariana.

Na casa um evento de letras e de artes
No palco excelsa a celebridade,
Nas mãos firmes seguro discurso
Na voz veludosa de Salvador Ferrari!

Hoje, dia 22 de junho de 2012, é uma data importante; se coincidência ou não, foi comemorado no dia 22 de Julho de 2010, no Esporte Clube Palmeirense, os 96 anos de vida do Dr. Salvador Ferrari; data próxima, também, do aniversário desta egrégia Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (ALEPON), fundada no dia 13 de junho de 1994, reconhecida de Utilidade Pública pelo Município de Ponte Nova e pelo Estado de Minas Gerais.

Confesso que a emoção toma parte em cada poro do meu corpo, ao receber o reconhecimento da ALEPON, através da outorga da Comenda “Acadêmico Dr. Salvador Ferrari”.

Tive oportunidade de conviver com o nobilíssimo e o venturoso, Dr. Salvador Ferrari. O contato era através de cartas, de telefonemas e em eventos culturais dos quais participávamos. O venturoso médico-acadêmico-amigo compartilhava sua vasta experiência de vida, com poeticidade e competência, dada, exclusivamente, aos grandes Mestres da vida, aqueles seres que nascem iluminados, aqueles seres que foram agraciados por Deus, aqueles seres, cuja missão ou propósito de vida, é auxiliar ao próximo; aqueles seres que nasceram para fazer diferença e tornar o mundo melhor.

E hoje, 22 de junho de 2012, vou compartilhar, com os senhores e senhoras, uma das cartas de Dr. Salvador Ferrari, endereçada a mim.

Ponte Nova, 22 de outubro de 2004.

Caríssima amiga Andreia Donadon Leal


Você até que me poderia enviar o número do bilhete que será premiado no próximo sorteio da Loteria! Pode estar certa de que dividirei a fortuna com você e o famoso J.B. Por quê? Ora, ilustre poeta, você acertou no alvo, título de seu esplêndido poema “UM LINDO HOMEM”. O último verso quase me faz desmaiar: O lindo homem era eu mesmo!... Concordo com você.
Você se lembra, melhor que eu, da lenda do Narciso, belo rapaz que as deusas vaticinaram, outros entendedores dizem ter sido Tirésias, advindo de Tebas, que profetizara, também não garanto, eu não estava lá, que vida longa e feliz teria ele se jamais se desse conta da sua beleza? A lenda termina numa caçada com amigos, ele cansado, sedento, vê ao longe um lago de água cristalina, transparente. Corre para dessedentar-se. Põe-se de bruços à margem do lago. Ao meter a boca na sofreguidão de aplacar a sede, o que vê? Um lindo rosto retratado no espelho da água. Apaixona-se de tal forma pelo que vê; era o seu próprio rosto, que dali não se afasta, não come, não bebe, não dorme, dia e noite; definha e morre. No local de sua morte nasce outra vida numa flor: narcissus poeticus.
Chega, NÉ?! Um pouco mais para terminar. Creio que a Medicina, quem sabe? Valendo-se desse episódio mitológico, aconselha a sermos um pouco narcisistas para o bem da saúde física e espiritual.
Então, recomendo três narcisismos moderados, que você, Andreia, dirá:

- O narcisismo Físico: Eu sou linda!

- O Narcisismo Intelectual: Eu sou inteligente!

- O Narcisismo Emocional: Eu sou Bondosa!

Agora, aqui para nós: TODA MANHÃ, em silêncio, recito os três nrcisismos, claro, no MASCULINO!

Por isso é que, no início desta, afirmei que você acertara no alvo: EU SOU LINDO...
Quer saber o que neste final, eu estava me perguntando, atônito?
- Que homem é esse para merecer de uma poeta admirável tão belo poema? Cruzarei mares e terras. E continuarei até o encontrar. Só quero ver e saber que diacho de homem é esse que tem o que eu não tenho! Como nada possuo a não ser meu coração que bate alvoroçado, quando em contato com os grandes amigos aldravistas como neste momento, envio-lhes algo àqueles que sempre, em qualquer instante de nossas vidas, merecem o nosso amor, reconhecimento e consideração!

Fraternalmente,

Salvador Ferrari

Desejei, ao selecionar esta carta para leitura, deixar que o digníssimo acadêmico e médico, falasse neste evento, na voz de outra pessoa, para “apaziguar” a saudade imensa, que punge nossos corações, do Lindo Homem de Ponte Nova, Dr. Salvador Ferrari.

A comenda que eu, Andreia Donadon Leal; a Irmã Zélia Patrício e Wanda Maria Barbosa Rocha, viúva do saudoso acadêmico e fundador desta Egrégia Casa de Letras, Professor Kleber Rocha; recebemos hoje, da ALEPON, no 18° aniversário de Fundação desta Academia é motivo de orgulho, de grande orgulho!

Cumprimento os diplomados como Sócios Beneméritos (Senhores João Lúcio Carneiro Barreto e Sebastião Martins de Freitas) e como Sócio Honorário, Professor Alvim Cândido da Silva Neto. E cumprimento efusivamente, a ALEPON, pelos seus 18 anos de história e por trilhar, com brilhantismo, pertinácia e competência, a cultura, a arte e o saber, na cidade de Ponte Nova e no Estado de Minas Gerais!

 Obrigada!


Dr. Salvador Ferrari:


Dr. Salvador Ferrari, formado pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro em 1935, obteve menção honrosa em Pediatria, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, colecionava 28 certificados e diplomas da área, com estudos nos Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, França e Israel. Ex-professor da Escola Nossa Senhora Auxiliadora e da Faculdade de Ciências Humanas de Ponte Nova, com certificado de estudioso e pesquisador de História Antiga e Literatura Geral. Em 1980 recebeu a Medalha  Carlos Chagas. Conferida pelo Governo de Minas Gerais. Membro efetivo da ALEPON e da Academia Marianense de Letras. Em 1984 foi diplomado como acadêmico Correspondente da Academia Mineira de Medicina. Ex-prefeito de Mariana, o saudoso Dr. Salvador Ferrari recebeu em 1982, a Medalha do Dia de Minas e em 1980, a Medalha Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais. Ex-presidente da Associação Médica de Minas, foi provedor do Hospital de Nossa Senhora das Dores. Viúvo de Francisca Motta Ferrari, a saudosa Chiquita, tem um único filho – o também médico Antônio Eugênio e três netos