Envio matéria que o MOVIMENTO MULHERES PELA PAZ dirigido por AMYRA EL KHALILI que nos enviou ;a respeito do que ocorre no ACRE.

Lembrei-me do nosso querido Poeta Acreano MAURO POETA.... que há tempos não vejo e nem tenho notícias , espero estar tudo bem com ele.

Grande e saudoso abraço a todos os CONFRADES!

Édison Almeida

Em 28 de setembro de 2015 14:02, Mulheres pela Paz <mulheres_pela_paz@terra.com.br> escreveu:
2817 – Dossiê ACRE
Aliança RECOs
Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras
“....O relatório Economia Verde, Povos das Florestas e Territórios: violações de direitos no Estado do Acre foi produzido pela Relatoria do Direito Humano ao Meio Ambiente, da Plataforma de Direitos Humanos-Dhesca Brasil, e é resultado de uma Missão de investigação e incidência realizada nos meses de setembro, novembro e dezembro de 2013.
O documento será oficialmente lançado no dia 29 de setembro 2015 (terça feira), as 08:30hs, no auditório da Assembléia Legislativa do Estado do Acre. A relatora da plataforma Dhesca estará presente para responder perguntas do auditório e de jornalistas....”
Relatório que denuncia violações de direitos causadas pela economia verde no Acre será lançado em Rio Branco
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrPlFWJAv6Wbr20tZsvkjlsU9NhVt3E99bicVQge-o_u9aB-sSBcIbdBArIsbSMR0CWkftvmpzUS1CNIrmitjkSnMGTe18waB_srWQeyKwbiYioEfIuldWXftTO5RkzaoCkKW1-Do-aQQ/s400/Relat%25C3%25B3rio+Plataforma.jpg
O Acre é considerado uma referência mundial na implementação de políticas vinculadas ao clima. A chamada economia verde no Estado é vista nos meios oficiais como uma experiência que harmoniza crescimento econômico e conservação ambiental, e é onde existe, desde 2010, o que é considerado como o programa jurisdicional do mecanismo de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (Redd), mais avançado do mundo: o Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa).
No entanto, ao visitar projetos de Manejo Florestal, territórios indígenas e dois projetos privados de Redd em processo de registro no Sisa e ouvir as denúncias dos comunitários, seringueiros e indígenas vinculados aos projetos de economia verde, a Missão realizada pela Relatoria de Meio Ambiente constatou uma outra realidade, marcada por impactos sociopolíticos, econômicos e ambientais negativos, em especial sobre os territórios e as populações tradicionais. Dentre outras, foram constatadas violações do direito à terra e ao território e violações dos direitos das populações em territórios conquistados.
Uma das lideranças exemplifica os impactos destes projetos sobre a vida dos comunitários: “é a perda de todos os direitos que os povos têm como cidadão. Perdem todo o controle do território. Não podem mais roçar. Não podem mais fazer nenhuma atividade do cotidiano. Apenas recebem uma Bolsa para ficar olhando para a mata, sem poder mexer. Aí, tira o verdadeiro sentido da vida do ser humano”.
O relatório Economia Verde, Povos das Florestas e Territórios: violações de direitos no Estado do Acre foi produzido pela Relatoria do Direito Humano ao Meio Ambiente, da Plataforma de Direitos Humanos-Dhesca Brasil, e é resultado de uma Missão de investigação e incidência realizada nos meses de setembro, novembro e dezembro de 2013.
O documento será oficialmente lançado no dia 29 de setembro 2015 (terça feira), as 08:30hs, no auditório da Assembléia Legislativa do Estado do Acre. A relatora da plataforma Dhesca estará presente para responder perguntas do auditório e de jornalistas.
Confira o relatório na íntegra