InBrasCI - Verbete Wikipédia

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mensagem Diego Mendes: Prêmio Jabuti

Os vencedores do Prêmio Jabuti 2011 possuem raízes na Parnaíba



Fale diretamente com Diego Mendes Sousa

E-mail: diego_mendes_sousa@hotmail.com  





Os vencedores do Prêmio Jabuti 2011, nas categorias que envolvem a Literatura, foram: Ferreira Gullar com Alguma Parte Alguma (POESIA); José Castello com Ribamar (ROMANCE); Dalton Trevisan com Desgracida (CONTOS); Marina Colasanti com Antes de Virar Gigante e Outras Histórias (JUVENIL) e o ator Sergio Britto com O Teatro e Eu - Memórias (BIOGRAFIA).


O interessante é que os vencedores nas categorias Poesia e Romance, ou seja, Ferreira Gullar e José Castello, possuem raízes na Parnaíba-PI. José Castello é primo do poeta Alcenor Candeira Filho, atual Secretário de Educação da Parnaíba; enquanto o genial poeta Ferreira Gullar é tio-avô do escritor Diego Mendes Sousa.

Laços familiares que somente a genética explica. Parabéns aos vencedores, nosso orgulho e respeito!

O Jabuti – O SIGNIFICADO DE SER AGRACIADO NO CERTAME

Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: o Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. As 21 categorias do Jabuti 2010 contemplam não só estilos – Romance, Contos e Crônicas, Poesia, Reportagem, Biografia e Livro Infantil – mas também a Tradução, a Ilustração, a Capa e o Projeto Gráfico.

Anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem milhares de obras em busca da tão cobiçada estatueta e do reconhecimento que ela proporciona. Receber o Jabuti é um desejo acalentado por todos aqueles que têm o livro como seu ideal de vida. É uma distinção que dá ao seu ganhador muito mais do que uma recompensa financeira.