InBrasCI - Verbete Wikipédia

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MENSAGEM DA CHANCELARIA

Presidenta do Brasil visita Alagoas no Dia Nacional da Mulher Negra.

Arísia Barros

http://www.cadaminuto.com.br/blog/raizes-da-africa


No início do século XIX, a Rainha Tereza de Benguela comandava o Quilombo do Quariterê, em Cuiabá. No Quilombo de Quaritê, um dos redutos mais famosos de escravos fugidos, Tereza de Benguela, além de rainha era presidenta.

Com mão de ferro a rainha-presidenta Tereza estabeleceu barreiras estruturais para que a geografia do racismo não soterrasse a condição “sine qua no” da população negra e indígena: o direito à liberdade.

Por quase duas décadas, a mulher negra, quilombola comandou um exército de homens como elemento simbólico de resistência a massificação do poder do homem, branco católico, dito heterossexual.

A rainha Tereza foi morta após o ataque de bandeirantes e como resultado deste processo histórico, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 23/09, de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), consagrou o 25 de julho como o o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, alertando que a situação da mulher negra brasileira deverá ser debatida a cada dia 25 de julho, em todo o país.

No dia 25 de julho, a presidenta Dilma Roussef faz sua primeira e tão esperada visita a Alagoas.

Alagoas é a terra da rainha Aqualtune, que como Tereza confrontou valores da época ao idealizar o Quilombo dos Palmares e ousar contra a hegemonia patriarcal e racista.

O Quilombo dos Palmares o maior símbolo da resistência negra, nas terras de Cabral.

Somos hoje no Brasil,em torno de 36 milhões de mulheres negras e pardas, mas nosso retrato em preto e branco continua fora da moldura social. Uma parecença com o segregacionismo das instituições contemporâneas.

A presidenta do Brasil está em Alagoas. Alagoas fica localizada no Nordeste do Brasil que é a região brasileira com o maior número proporcional de negros, entretanto, a voz da resistência negra simbolizada pelas rainhas Aqualtune e Tereza de Benguela, quase nunca consta na agenda de debates da presidenta Dilma.

Hoje (25 de julho) é o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dilma Roussef, a primeira mulher a assumir o cargo de presidenta está em visita a Alagoas e vem tratar da miséria social, que nos territórios alagoanos expulsa diariamente, com o consentimento de tantos e muitos, uma anônima população despossuída, na sua maioria de pele preta e parda, de suas casas e as põem na rua.

Alagoas abrigou em Palmares, a primeira República Negra do Brasil, entretanto muitos engenhos contemporâneos ainda fazem uso da ideologia escravagista e promovem a indefectível seleção social e étnica. Uma cota na República dos Marechais!

Apesar de todas as desigualdades impostas pelo racismo institucional, seja bem vinda presidenta Dilma, a terra de Aqualtune e tantas outras guerreiras negras, no Dia Nacional da Mulher Negra.

--------------------------------------------------------------------------------

O "Movimento Mulheres pela P@Z!" é uma formação grupal, de caráter transdisciplinar, não sectário, que tem como objetivo promover a paz entre grupos étnicos, povos e nações, através do debate, da informação e de ações que propiciem a aproximação e a criação e fortalecimento de relações inter-raciais e inter-culturais, orientando a não-intervenção, a não-ingerência e a não-dominação de uns sobre outros, e fomentando a tolerância, a concórdia e a colaboração e auxílio mútuos, de modo que a identidade e liberdade sejam indissociáveis e utilizadas como instrumentos para a construção de um mundo que compreenda a existência de desígnios superiores e transcendentais para a Humanidade."

Assista no Youtube o Manifesto "Dança, Identidade e Guerra"

http://br.youtube.com/watch?v=E2ZutMOzRPA

Leia em

http://www.cartamaior.com.br/templates/analiseMostrar.cfm?coluna_id=4066