InBrasCI - Verbete Wikipédia

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mulher de Minas 2009- Mérito Cultural do InBrasCI-MG

Composição da Mesa: Ângela Togeiro, Andréia, Marilza, Dr. Luiz Carlos Abritta (Desembargador), Conceição Abritta, Presidente AFEMIL, Maria Laura, Elizabeth Rennó e Presidentes Eméritas da AFEMIL
Acadêmicos e convidados

Marilza de Castro (Presidente InBrasCI), Presidente da Associação Mineira de Imprensa, jornalista Wilson Miranda e Vanise Buarque (Secretária Geral da ABT- RJ)


Marilza de Castro entrega Certificado de Mérito Cultural a Conceição

Governadora em Minas do InBrasCI homenageia Conceição Abritta




MÃE AFEMIL 2009 E PALESTRA NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

Em um clima de confraternização e louvor à imagem da Mãe 2009, a Academia Feminina Mineira de Letras, realizou a reunião festiva no dia 21 de maio de 2009. Conceição Piló passou o cargo de Mãe AFEMIL-2008, a Conceição Parreiras Abritta, declamando magistralmente poemas e falando sobre a vida literária da homenageada do ano de 2009. Depois outras acadêmicas leram poemas e falaram sobre a importância da Conceição Parreiras Abritta na cenário literário mineiro e seu amor incondicional como mãe, mulher e amiga. Conceição Parreiras Abritta também recebeu da Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de MG, Andréia Donadon Leal, a Medalha de Ouro e Diploma de Honra ao Mérito - Mulher de Minas 2009. O evento contou com a presença ilustre dos seus filhos, noras e esposo, Dr. Luiz Carlos Abritta, Membros da Academia Municipalista Mineira de Letras, Membros da Academia Mineira de Letras, poetas do Jornal Aldrava Cultural: Gabriel Bicalho, Dr. J.B. Donadon-Leal, J.S.Ferreira e a Presidente do InBrasCI, Rio de Janeiro, Dra. Marilza de Castro e Secretária-Geral da Academia Brasileira de Trovas-RJ, Vanise Buarque.
Após a solenidade, os convidados foram assistir a palestra do professor Roque Camêllo na sede da Academia Mineira de Letras. Ainda na AML, o grande escritor e colunista do Jornal Hoje em Dia, Manoel Hygino, lançou o livro “VARGAS – De São Borja – a São Borja”- volume que contém anotações colhidas sobre um personagem muito importante no cenário político brasileiro. Segundo o escritor, a obra é dedicada aos que acreditam na democracia e no homem; e muito especialmente aos que o ajudaram na consumação de seus projetos. Homenagem à Academia Mineira de Letras, centenária, Associação Nacional dos Escritores, cinqüentenária em 2010 Academia Montesclarense de Letras; Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco e a todos os que contribuem para dar ao cidadão a verdadeira imagem deste país.




Homenagem do INBRASCI-MG a Conceição Parreiras Abritta


MULHER DE MINAS 2009 PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURAS INTERNACIONAIS-MG


Uma TROVA DO LIVRO ROSAS:

Soltei o teu nome ao vento...
E o vento, só por maldade,
repete a todo momento
o nome desta saudade.
Conceição P. Abritta

Andréia Donadon Leal


Em Gênesis, a mulher é a companheira adequada do homem, complementa o sentido de ser homem; feita por Deus, tirada da costela do homem. O tórax é a sede das emoções humanas. Temos aí, um sentido de ser Mulher. A mulher equilibra, domina melhor as emoções humanas, contorna situações de modo indireto, é mais afetiva, é ternura, suporta mais fácil as dores e as frustrações do dia a dia. A mulher é escolhida por Deus para ser ternura, para ser o oásis da família. É conciliadora e consoladora.
A mulher tem inteligência emocional intuitiva, uma visão de mundo subjetiva, rica de detalhes, solícita para perceber e intervir nas situações, fazendo acontecer às coisas, dando um jeitinho feminino e entrando pela via do coração que conhece razões que a própria Razão desconhece ... Esse é o pensamento 277, de Blaise Pascal (1623-1662), filósofo, matemático e físico francês, que criou uma das afirmações mais pronunciadas pela humanidade nos séculos posteriores. Frase de sua doutrina filosófica: o raciocínio lógico e a emoção. AOS PÉS DA CRUZ - Música de Marino Pinto – Zé da Zilda- interpretada por João Gilberto.(grandes intérpretes da BOSSA NOVA)

Ser Mulher, ser feminina por opção pessoal, é uma necessidade para a identidade psicológica da Mulher, e como tal, adquire um modo próprio de ver a vida, de sentir a vida e de escolher prioridades, parceiros adequados, profissões, missões existenciais de vida coerentes com o sentido de seu jeito de ser, de existir.

Conceição Parreiras Abritta nasceu em Crucilândia, MG, reside em Belo Horizonte. Formada em Magistério, Letras, Canto Orfeônico e Literatura Infantil. É acadêmica efetivas nas Academias Municipalista de Letras de Minas Gerais, Academia Feminina Mineira de Letras, no Instituto Histórico e Geográfico de MG e na União Brasileira dos Trovadores – seção de Belo Horizonte, onde foi Presidente eleita, durante três biênios seguidos. Hoje é Presidente Emérita da UBT – BH e ocupa cargo nas Diretorias de todas as entidades. Publicou dez livros, entre contos, poemas e um romance. Seu nome consta em várias importantes Enciclopédias de Literatura e Dicionários de Escritores. Possui muitas premiações literárias.
Conceição Parreiras Abritta também contribui mensalmente com a publicação de Trovas no Jornal Aldrava Cultural, enriquecendo as edições ininterruptas da Primaz de Minas – cidade de Mariana. Além de ter um relevante trabalho cultural no estado de Minas Gerais e no país, Conceição representa uma mulher de garra, de fibra, de coragem, no amor à literatura, a arte e a família.
Um inverno caiu na alma da poeta que na penumbra do seu posto, estática, observa a natureza. A brisa soprando frio em seu destino, levantando a poeira do seu nada. Coração cortado, sangue fluido. E o inverno chega para Conceição, batendo forte, brotando de todos os lados e se misturando ao orvalho. Desce dos píncaros dos morros, cobre as relvas das encostas. A aurora vai chegando de mansinho para Conceição... A geada prestes a chegar, segue em outra direção. A neblina some, a bruma se desfaz, o vento pára de soprar e o Astro-rei mostra sua força no inverno de Conceição. É outro dia... um novo amanhecer.
No inverno de Conceição, o brilho do sol aquece sua imaginação, apagando as intempéries do viver. (Fragmento do poema publicado na Antologia Mulheres Emergentes – edição 18-2008- organização: Tânia Diniz)

Descobrir a vida, a missão existencial de ser Mulher no mundo de hoje... O sentido de ser namorada, de ser esposa, de ser mãe, de ser profissional... O sentido da vida! Essa é Conceição Parreiras Abritta, a MULHER DE MINAS – 2009.