InBrasCI - Verbete Wikipédia

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado

Tela: Déia Leal - Cinderela

]] MEMBRO CORRESPONDENTE DO INBRASCI-MG em Brasília-DF, jornalista Luiz Carlos Rezende Linhares, envia:



Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado


O filme de Joel Zito Araújo estréia em circuito Nacional

na luta contra a exploração sexual


O documentário Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado estréia em circuito nacional no dia 18 de maio. O lançamento do filme faz parte das ações de mobilização, que acontecerão em todo Brasil, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O filme trata das intimas questões ligadas ao turismo sexual no Brasil e à dura realidade do tráfico internacional. Mulheres, travestis, crianças, são a ponta de um comércio que movimenta milhões de dólares e que envolve autoridades, estabelecimentos comerciais, exploradores diretos e indiretos e turistas estrangeiros que vem ao Brasil em busca de um ‘Pindorama Sexual’.

Joel Zito Araújo, diretor do longa, percorreu o nordeste brasileiro, e algumas cidades européias, em busca de depoimentos significantes para o entendimento da complexa questão. Era preciso conversar in loco com os personagens dessa tragédia real para entender o que leva uma menina à prostituição. Falhas na estrutura familiar? Imposição de uma sociedade de consumo num país de miseráveis? Falta de afeto? Falta de ações governamentais para cuidar desses jovens? De outro lado, era preciso também entender como agem os aliciadores. Como o lenocínio torna-se prática em todo o nordeste (e praticamente todo o Brasil) e alimenta uma rede enorme? Como o turismo sexual é visto por quem o pratica? Na ponta de lá, estão os homens europeus que vem ao Brasil em busca de prazer. O que pensam esses lobos do norte? O que vem, na verdade, buscar aqui? Que estigmas da escravidão e da segregação racial ainda estão abertos? Essas e muitas outras questões são levantadas ao decorrer do filme. Algumas questões serão respondidas.

A distribuição do filme, feita pela Pipa Produções, é baseada no conceito da Distribuição Criativa, onde ingressos gratuitos serão disponibilizados ao público, em pontos estratégicos, nas praças de exibição. A Secretaria Especial dos Direitos Humanos/Comissão Intersetorial do Governo Federal e Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes viram no filme uma forte ferramenta para ser utilizada no combate ao abuso e à exploração sexual. Assim, são parceiros nesse projeto de lançamento nacional e o filme será utilizado como peça fundamental das ações do dia 18 de maio e de seus desdobramentos.

O filme
Cerca de 900 mil pessoas são traficadas pelas fronteiras internacionais a cada ano exclusivamente para fins de exploração sexual. Entretanto, apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras ao entrar no mundo do turismo sexual acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma minoria até consegue encontrar um grande amor e casar. O filme vai do nordeste brasileiro a Berlim buscando entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte.

Duração: 107’52’’ /Cor / HD


Selecionado para
· Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro – Premiére Brasil 2008.
· 5º. Festival de Cinema de Arte – Salvador, Bahia. Out/2008.
· FIC - X Festival Internacional de Cinema de Brasília. Novembro 2008. Premio “Menção Honrosa”.
· Filme de Abertura da – I Mostra Internacional de Cinema sobre Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Rio de Janeiro – Novembro 2008. Organizado pelo III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
· II Encontro de Cinema Negro Brasil-África-América Latina. Rio de Janeiro- Nov.2008
· FESPACO – Burkina Fasso. Fev-2009
· Real Life Documentary Festival: A Pan-African Festival of Documentary – Ghana 2009
· The Museum of Modern Art's Premiere Brazil, 2009. NY-USA.


Biografia do diretor
Criador e diretor dos filmes A Negação do Brasil (vencedor do É Tudo Verdade 2001) e Filhas do Vento (8 kikitos no Festival de Gramado 2005). Realiza documentários desde 1988. Autor dos livros “A Negação do Brasil – o negro na telenovela brasileira” e “O Negro na TV Pública” (no prelo), e vários artigos sobre a mídia e a questão racial no Brasil. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA /USP.

18 de Maio
O 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal No. n. º 9970/00 como do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A motivação para criação de uma data como mais um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, foi criar capacidade e mobilização dos diferentes setores da sociedade e dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra ä violência sexual de criança e adolescente. Por outro lado a intenção é estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações desse tipo de violência bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno, no âmbito do combate à impunidade e de proteção e promoção às pessoas em situação de vítimas ou vitimização, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.
Desde a criação dessa Lei a sociedade civil organizada promove atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual e ao mesmo tempo impulsionar a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente aprovado pelo CONANDA em 2000, no marco dos 10 anos do ECA.
A partir de 2003 a mobilização do 18 de maio passou a ser coordenada conjuntamente pelo Comitê Nacional e o governo federal por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, contando com a parceria da Frente Parlamentar dos Direitos de Criança e do Adolescente do Congresso Nacional.
No próximo dia 18 de maio, com o filme Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado, haverá mais uma grande mobilização nacional na luta em favor de toda infância e adolescência brasileira.


Distribuição Criativa

O projeto foi idealizado por Isabelle Cabral, da Pipa Produções, como alternativa para produções cinematográficas com baixo orçamento, para atuar na distribuição, exibição e divulgação de filmes nacionais. Para isso, cria o conceito de Vale-cinema e Promoção Criativa e conta com apoios fundamentais de exibidores e produtoras locais, numa parceria inédita em prol do cinema nacional.

O vale-cinema é um ingresso subsidiado pelo patrocinador e é distribuído gratuitamente ao público.

Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado é o quinto filme lançado dentro do conceito da Distribuição Criativa. Serão distribuídos 1.000 ingressos em cada uma das sete praças de exibição e a rede de distribuidores criativos cuidará de todos os detalhes localmente (promoção do filme, distribuição, assessoria de imprensa, etc).



Ficha Técnica do Filme

Direção e produção executiva
JOEL ZITO ARAÚJO

Fotografia
ALBERTO BELLEZIA

Captação de som
ANTONIO MURICY

Produção e Assistência de direção
LUIS CARLOS DE ALENCAR

Montagem
MÁRCIA WATZL

Roteiro
Joel Zito Araújo
José Carvalho

Voz off
Joel Zito Araújo

Arte e Videografismo:
Fábio Arruda e Rodrigo Blaque – Cubículo

Produtores regionais:
Ceará:
FLOR FONTENELE E DANNY CAMPOS
Rio Grande do Norte:
JOLUZIA BATISTA E MÁRCIA MELO
Pernambuco:
FABIANA JANSEN E SHIRLEY HUNTER
Salvador:
PEDRO LÉO
Rio de Janeiro:
FLÁVIA OLIVEIRA
Berlim e Roma:
SIDNEY MARTINS

Produtor de Finalização:
Jorginho Cavalcanti

Assistência de Produção:
LUIZA ALMEIDA E ANTONIO GIL DOS SANTOS

Assistente de Edição:
MATHEUS OLIVEIRA

Consultores
EMMA CERVONE
HELENA OLIVEIRA SILVA
FABIANA GORENSTEIN

Finalização:
TELEIMAGE

Produção:
CASA DE CRIAÇÃO CINEMA


Serviço

Pré-estreias
18/05 – Recife
19/05 – Brasília
20/05 – Belo Horizonte
21/05 – Porto Alegre
22/05 – Salvador
23/05 – Fortaleza
24/05 - Belém

Estreias
22/05 – Recife, Brasília e Belo Horizonte
29/05 – Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Belém



Assessoria de Imprensa Nacional
Mais e Melhores Produções e Marketing
Paulo Almeida
(21) 2208 5952
(21) 8197 5600
paulo@maisemelhores.com.br
contato@maisemelhores.com.br


Assessorias Locais

Recife
Leandro Rolim e Fernanda Cardoso
(81) 9935 3049 e 9632-9963
produtorleandro@hotmail.com

Brasília
Wilma Lopes
(61) 9155-1307
wilmalopes2@gmail.com

Fortaleza
Mario Alves
(85) 8722-5350
marioalves30@hotmail.com

Belo Horizonte
Fabiana Ferrara
(31) 3296-4102 9717-1614
fabianamferrara@yahoo.com.br

Salvador
Dirceu Factum
(71) 8602-2321
dirceufactum@gmail.com

Belém
Sheila Faro
(91) 8877-8182
sheilafaro@yahoo.com.br

Porto Alegre
Tatiana Sager
(51) 9833-9803
satati@terra.com.br


Assessoria de comunicação do Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes:
Éryca Monteiro
(61)8484-6108
imprensacomite@terra.com.br