InBrasCI - Verbete Wikipédia

quarta-feira, 19 de março de 2008

PAZcoa!


PAZcoa!

Por Alessandra Leles Rocha

Mais um ano, mais uma página na história da humanidade e diante de mais uma comemoração da Páscoa cristã ecoa profundo e retumbante um apelo em favor da Paz.
Paz para todos; independente de etnia, credo, gênero, classe social ou profissão. Paz oriunda da análise e da reflexão sobre nossos caminhos, anseios, projetos, esperanças. Paz que semeia o belo, o justo e o sagrado pela gleba da fraternidade e da união. Paz que nasce sozinha e se completa na razão da comunhão coletiva, do abraço irmão. Paz que é o início, o meio e o fim para a renovação ou restauração da própria vida.
É! Estamos feridos e massacrados demais para achar que apenas dando e recebendo ovos de chocolate nossa dor será anestesiada e nossa Páscoa se dará completa. Não! Não há chocolate no mundo doce o bastante para cobrir o gosto de fel em nossas entranhas! Faremos o rito, cumpriremos as convenções sociais, mas ao fim do dia retornaremos ao nosso calvário, porque estamos tão distantes da Paz.
Longe dos jargões sensíveis e melodramáticos, o mundo precisa urgente de Paz! Em todos os níveis, de todas as formas; mas, sem ela anteciparemos sem remédio nosso próprio desterro. Como celebrar a vida, convidar o íntimo à renovação, orar em favor de novos tempos, se ardemos por dentro à inquietude e a mais plena desolação da alma? Nossos algozes morais nos açoitam dia e noite por nossos erros e tropeços, sem que nosso corpo verta uma só gota de sangue. Carregamos na consciência a mais pesada cruz construída com nossas intolerâncias, preconceitos, orgulho, soberba, indiferenças e escárnio, e não temos ninguém que nos ajude a suportá-la. Estamos presos aos calabouços de nossas próprias misérias e limitações, sedentos pela água pura e cristalina da Paz.
Por isso, façamos nossa parte pela ascensão da Paz entre os seres humanos e seu meio ambiente. Celebremos a restauração da vida em sua essência. Dediquemos nossas forças em prol da liberdade, da igualdade e da fraternidade para que possamos vencer todos os desafios, que por si só existem independente de nossa vontade. Sejamos uma legião de mensageiros, testemunhas vivas da eterna e sagrada aliança entre o Criador e sua obra.
Alessandra Leles Rocha
Publicação: www.paralerepensar.com.br - 18/03/2008