InBrasCI - Verbete Wikipédia

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

AO ENSEJO DO DIA DO IDOSO


 
Por
 

Alexander Man Fu


O IDOSO COMO LIÇÃO DE VIDA
 
Sentado na varanda na minha casa fui envolvido pelo cântico de dois pássaros que, mesmo engaiolados, regiam suas melodias com muita maestria e beleza.

Um cantava de modo vibrante; já o outro, timidamente, tentava imitá-lo.

Percebi que estava diante de duas gerações que ora defino como: o “idoso” e o “jovem”.

Todas as vezes que o “idoso” iniciava o seu vigoroso cântico o “jovem” ouvia-o atentamente. Fato este que repetia-se inversamente quando o cantarolar, agora de forma tímida, era executado pelo “jovem”. O “idoso” percebendo a dificuldade do “jovem” reiniciava o seu cântico com mais vibração e incentivo, de modo a ensiná-lo. Estava ali estabelecido o respeito e a amizade entre eles!

Certo momento percebi que o “idoso” aparentava um cansaço para continuar o seu cântico. A mesma percepção teve o “jovem” que, sabiamente, procurou estimulá-lo e, em sintonia, os dois pássaros retomaram o magnifico concerto.

Seria muito bom se todos tivessem esta mesma percepção com os nossos Idosos.

O idoso é uma fonte inesgotável de conhecimentos que não deve ser ignorada. Entretanto, as ideias antigas não podem escravizar o homem, pois com o passar dos anos ele tem que se adaptar e tomar novas formas...
 


Hoje, 1º de outubro, comemoramos o Dia do Idoso, prestamos nossas homenagens àqueles que foram e continuam sendo construtores de diversas histórias.

 
 
 
Tomemos a riqueza filosófica do passado, sem esquecermos dos inúmeros desafios que o mundo globalizado nos propõe. Desta maneira, seremos capazes de contar as nossas próprias histórias quando ficarmos, também, idosos....

Parabéns a todos os Idosos!!!!