InBrasCI - Verbete Wikipédia

sábado, 8 de setembro de 2012

ANTIGA PÁGINA DO PORTAL CEN

















Marilza de Castro


Nome: Marilza Albuquerque de Castro

Profissão: Professora aposentada; escritora.

Quer falar um pouco da terra onde mora?

Moro na cidade em que nasci: sou do Rio de Janeiro (RJ), no Brasil, sou carioca da gema, nascida no Cachambi, moradora no Engenho de Dentro, zona norte da cidade, suburbana, com muita honra, graças a Deus... Moro na Rua das Oficinas, rua onde se situa o famoso "Engenhão": Estádio João Havelanje.

Amo minha cidade e lamento o descaso das autoridades para com ela. Que Deus nos ampare!...

Quando começou a escrever?

Desde que aprendi a ler e escrever; no princípio, por vergonha de que lessem, escrevia, lia e jogava fora. Mais tarde comecei a guardar os escritos na gaveta. Na faculdade, editei algo na revista, mas só em 1999, usando a internet, comecei a mostrar realmente meus escritos e fui parar nas Academias de Letras e Artes do Rio.

Teve a influência de alguém para começar a escrever?

Não, mas tive incentivo indireto de meu pai que me trazia livros de história para ler...


Lembra-se do seu 1º trabalho literário?

História de fada e princesa, mas o texto foi jogado fora... Eu tinha 7 anos...


Foi divulgado (como)?

Não.


Tem livro (s) impresso (s) (editora e ano)?

Tenho, mas esgotados.


Tem livro(s) electrónico(s) (e-books), editora e ano.

Tenho em coletânea, feito pela Drica, do grupo Luna e Amigos


Projectos literários para este ano de 2008/09 ?

Tenho vários livros iniciados no computador, sem tempo para terminá-los, pois presido o InBrasCI - Instituto Brasileiro deCulturas Internacionais


Como vão ser editados ?:

Não sei ainda.


Fale-nos um pouco de si, como pessoa humana?

Marilza de Castro – Nome artístico de Marilza Albuquerque de Castro, carioca da gema, nascida no Cachambi, em 16 de março de 1938. Tem três filhos: duas moças e o caçula é um rapaz, que já está casado e é pai de quadrigêmeos com nove meses no momento. Presidente-Fundadora do InBrasCI. Poeta e prosadora, professora aposentada, foi rádio-atriz profissional, declamadora, atriz, locutora comercial e hoje é poetisa, trovadora, prosadora, ilustradora, engatinhando pelas Artes Plásticas e Musical. Carvalho Branco é seu pseudônimo poético, que nada mais é do que o significado latino de seu sobrenome do meio “Albuquerque”. Descendente de portugueses e de rio-grandenses do norte mais diretamente, traz, nas veias, o sangue de famílias tradicionais do Brasil e de Portugal, pelas quais tem um carinho muito grande, mas o principal nela e é o que ela acha realmente importante em si, é buscar ser sempre muito gente!... Sempre teve inclinação para as artes e nelas atuou desde os seus oito anos. Acredita ela que só o Amor constrói e que ao se deixar aflorar o Amor ao coração e a Cultura é um de seus veículos e nessa união de mente e coração, podemos alcançar a PAZ interior, que acabará por gerar a PAZ Universal; essa é, portanto, a sua luta e sua arma é a palavra e todo meio de expressão artística. Uma andorinha não faz verão, portanto, ela espera que todos se “toquem” e se engajem nessa campanha em prol da Humanidade, em prol da Natureza, por uma vida sem agressões. Luz, Paz e Amor!...

Editou, ela própria, algumas obras no computador: Nosso Caminho – O Tarô (Depoimento sobre o Tarô) / Gotas d’ Alma – (Poesias)- relançado na XIII Bienal Internacional do Livro, 2007 / Pérolas de minh’ Alma – (Prosa) / Folhas ao Vento – (de Josemar P. de Castro, pai da autora). Foi também autora co-participante de coletâneas e revistas.

É autora da letra e da música do Hino do InBrasCI e do Luz, Paz, Amor e da música da Canção do InBrasCI e co-autora da letra da mesma; como compositora, já produziu letra e melodia de várias outras músicas.

É sonhadora, idealista, busca semear o Amor Universal, praticar a fraternidade. Sua literatura baseia-se nessa prática que norteia sua vida, é um canto à vida; mesmo quando banhada de lágrimas e tristeza, sua obra é o pedido de socorro de um náufrago, que se nega a sucumbir no afogamento de suas emoções, porque é à vida que ele ama, essa vida eterna, infinita, banhada em Luz, plena de Paz, irradiando Amor... Êxtase, sublime êxtase!...

***

“Obrigada, Senhor, pela oportunidade de viver e por compreenderes-me, todas as vezes que não tive o discernimento necessário para reconhecer o valor da vida que me destes.” - Carvalho Branco.

Como Escritor (a)?

Ao falar de mim, falei também um pouco da escritora, pois é-me impossível separar ambas... são siamesas... Se quiser saber mais de uma, ou de outra, é só perguntar.

Para se inspirar literariamente, precisa de algum ambiente especial ?

Não, basta deixar fluir...


Tem prémios literários?:

Sim, desde a juventude...


Tem Home Page própria (não são consideradas outras que simplesmente tenham trabalhos seus)?

http://www.marilza.castro.nom.br (Está desatualizada)

Conhece as vantagens que os Autores do CEN têm em ter sua Home Page ou (e) Livro (s) electrónicos, nos nossos sites?

As dificuldades financeiras atuais não me levaram a pesquisar


Que conselho daria a uma pessoa que começasse agora a escrever ?

Insistisse, persistisse... lesse e escrevesse... frequentasse saraus literários... ouvisse contadores dehistórias (para crianças e adultos)...

Para terminar este trabalho, queira fazer o favor de mandar um pequeno (e original) trabalho seu (em prosa ou em verso).


VENERAÇÃO

(Carvalho Branco)



Reflete o espelho velha imagem imorredoura,

Adormecida... dentro da alma, abandonada...

Tão pura assim, é tal Jesus na manjedoura...

É pergaminho, folha ao tempo amarelada!



Do ideal do espírito, nada se perdeu .

Por tantos anos de existência tão sofrida,

Firmou-se, pouco a pouco, alcançou o apogeu...

E quanto à luta, é o existir eterna lida!



No labutar constante, sempre se guerreia...

Pois tanto rola e bate o mar na pedra fria,

Que, dia após dia, esfarela e vira areia...



Fusão de imagens vê-se no teu fosco espelho...

E o hoje ao ontem, tal Tudo e Todo, parecia!

Perante meiga imagem, curvo-me , ajoelho!...


2008