O InBrasCI se entristece e envia a parentes, amigos, confrades de Edmo e a Entidades culturais às quais ele pertencia, nossos sinceros sentimentos. Sem dúvida, foi uma grande perda para a nossa Cultura; Edmo Lutterbach além de um homem de grande conhecimento, foi, acima de tudo, uma pessoa muito humana.
Notícia recebida:
Ilustres colegas
Só podemos lamentar o falecimento de Edmo Lutterbach, nosso confrade na Academia Carioca de Letras. Edmo sempre foi um escritor e um acadêmico exemplar.
Edmo foi, possivelmente, o maior conhecedor de Euclides da Cunha e sua obra. Um dedicado cultor do idioma de Camões.
O estado do Rio de Janeiro perde um dos mais notáveis filho da terra.
Abraços
Edir Meirelles
Veja nota de falecimento abaixo:
Prezados, boa noite.
É com pesar que comunicamos o falecimento do nosso amigo Edmo Lutterbach, presidente da Academia Fluminense de Letras e euclidiano emérito.
O velório acontece hoje à noite, até amanhã, às 9h da manhã, na Biblioteca Estadual de Niterói, sede também da Academia Fluminense de Letras, na Avenida Amaral Peixoto, centro. Depois, o corpo segue para sepultamento em Macuco-RJ.
Estamos tristes, estamos saudosos. Mas compreendemos completa e cheia de êxitos a missão do nosso querido Edmo, que soube como ninguém consorciar a justiça, as letras e as artes, deixando-nos um legado sem par. Nossos sentimentos à família.
Abraços,
Anabelle Loivos.
(Projeto 100 Anos Sem Euclides.)