InBrasCI - Verbete Wikipédia

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ESCOLA DE VIRTUDES

TALVEZ UM EXEMPLO PARA O MUNDO, QUEM SABE? VERIFIQUEM.
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/escola-de-virtudes   

O ônibus escolar levanta poeira ao entrar em um dos muitos sítios de Porto Feliz, cidadela a 110 quilômetros de São Paulo famosa pelos haras milionários. Mas são crianças de baixa renda as que descem, em fila indiana, rumo à sala de virtudes da Associação Monte Carmelo. Além de português e matemática, informática e música, o que elas aprendem nessa instituição gratuita mantida pelos bahái’ís são temas tão subjetivos como valores universais. Hoje, por exemplo, é dia de paciência.

A escola foi aberta há 20 anos. Mas a fé por trás dela surgiu há 147, quando Bahá’u’lláh passou a profetizar, na Pérsia, que “Deus é um, a religião é uma e a humanidade é uma”. Paroxismo do ecumenismo religioso e do ideal de comunidade internacional, a fé bahá’í se define pela unidade, mesmo a religiosa. Eles -creem num único Deus, sendo todos os profetas manifestações desse espírito. Inclusive Maomé. Por isso a fé é tão perseguida no Irã, onde prisões e assassinatos são comuns e seus quase 7 milhões de adeptos estão espalhados em 178 países. Para completar, a sede fica em Israel, o que alimenta acusações de espionagem internacional.

No Brasil, onde a aceitação religiosa facilita as coisas, a fé bahá’í chegou na mala da americana Leonora Armstrong, em 1921. Cresceu nos anos 50. E, hoje, a despeito do desconhecimento, tem mais de 60 mil adeptos em 1.215 cidades, de vilas na Amazônia à aldeia dos índios kiriri da Bahia. Agora, como eles chegaram à bucólica Porto Feliz é uma história mais longa.
(CONT. no link acima)

Fonte: Revista Carta Capital

http://sasg.bahai.org.br/2011/05/escola-de-virtudes.html
Luana Reis - Assessora de Comunicação

Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo - http://sasg.bahai.org.br/

Comunidade Bahá'í do Brasil - http://www.bahai.org.br/

Tel.: +55 (61) 3255 2209 / 8188 0239. Fax: +55 (61) 3364 3470