InBrasCI - Verbete Wikipédia

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais

INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURAS INTERNACIONAIS
- InBrasCI –

Projeto 2007

COMPLEXO CULTURAL InBrasCI
(Em planejamento)

*Biblioteca Bartira*

*Salão de Exposição Permanente*

*Reuniões*

*Eventos*

*Símbolos*

Cultura – Civismo – Meio Ambiente
Amor – União – Fraternidade
PAZ
*
Só o Amor constrói a Paz de cada um e, só com amor, cada um constrói a PAZ Universal (Carvalho Branco)
*
MARILZA DE CASTRO
Presidente do InBrasCI
*
I – APRESENTAÇÃO
QUEM SOMOS?

O InBrasCI – Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, nascido a 13 de fevereiro de 2006, é uma Entidade fundada com o principal objetivo de alcançar a PAZ Universal, através da integração das Culturas de todos os povos, para o que tenta conseguir que aflore a semente do Amor Universal plantada em cada ser, respeitando-se o Meio-Ambiente, patrimônio de toda a humanidade e os direitos e deveres de cada povo, cada nação e cada indivíduo, dentro do conceito universal de liberdade, em que o direito de um termina onde começa o do outro. O InBrasCI é constituído, em sua base, de uma Sede no Brasil e de uma Chancelaria atualmente na Ilha da Madeira, podendo vir a ter representações das mesmas em várias localidades, a critério das Diretorias, que estão abertas à aproximação de todos de boa-vontade, que comunguem dos mesmos ideais que nós, bastando entrar em contato com sua Presidente Marilza de Castro (Carvalho Branco), tel. (21) 2594 – 7779 marilza.albuquerque@oi.com.br. Seu projeto compõe-se do que lhe é possível realizar no sentido de bem cumprir seus objetivos.

II – SÍMBOLOS do INSTITUTO

O InBrasCI conta com uma Bandeira branca a simbolizar a Paz, tendo ao centro o seu Emblema a cores, que acima esta página, ao meio do qual temos um LIVRO, com os seguintes dizeres: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” – de Mestre Jesus, cujo significado pra nós é que, através da palavra certa, pode-se tocar o coração das pessoas, aflorar o amor, a fraternidade, plantando a Paz interior e implantando a Paz Universal, em respeito à vida; também “Grandes realizações são possíveis, quando se dá atenção aos pequenos começos” – de Mao Tse, que personifica o nosso Instituto, que despontou humildemente, mas tendo um imenso objetivo a ser alcançado à frente.
Tem também ele, além de suas Medalhas dourada e prateada, que o representam, um logotipo ou selo. Todos os símbolos plásticos do InBrasCI, idealizados pela Presidente, foram artísticamente criados pela poetisa e formatadora em arte virtual, a desinger Neli Neto.
Finalizando, o InBrasCI, tem, como símbolos musicais, o Hino do InBrasCI, a Canção do InBrasCI e Luz, Paz, Amor – que é, em si, um hino ao objetivo final do Instituto: possibilitar alcançar e manter a PAZ.


III – MINI-CURRÍCULOS

Falemos, pois, um pouco, sobre os responsáveis pelos nossos símbolos.

a) MARILZA DE CASTRO, Presidente do InbrasCI:
- Marilza de Castro – Nome artístico de Marilza Albuquerque de Castro, carioca da gema, nascida no Cachambi, em 16 de março de 1938. Tem três filhos: duas moças e o caçula é um rapaz, que já está casado. Presidente do InBrasCI. Ex-Presidente da APALA. Superintendente da CONFALB. Consulesa dos Poetas del Mundo. Membro de várias Academias. Poeta e prosadora, professora aposentada, formada pelo Instituto de Educação do Rio de Janeiro e pela UEG, hoje UERJ, como Bacharel e Doutora em Letras Clássicas; fez Cursos vários inclusive pela ABL e também de Artes Cênicas, dado pela Secretaria da Educação do Município do Rio, para professores; foi rádio-atriz profissional, declamadora, atriz, locutora comercial e hoje é poetisa, trovadora, prosadora, ilustradora, engatinhando pelas Artes Plásticas e Musical. Carvalho Branco é seu pseudônimo poético, que nada mais é do que o significado latino de seu sobrenome do meio “Albuquerque”. Descendente de portugueses e de rio-grandenses do norte mais diretamente, traz, nas veias, o sangue de famílias tradicionais do Brasil e de Portugal, pelas quais tem um carinho muito grande, mas o principal nela e é o que ela acha realmente importante em si, é buscar ser sempre muito gente!... Sempre teve inclinação para as artes e nelas atuou desde os seus oito anos; dos concursos literários de que participou desde menina, recebeu vários prêmios, inclusive em Academias de Letras e hoje também faz parte de vários grupos de Poetas Virtuais. Acredita ela que só o Amor constrói e que ao se deixar aflorar o Amor ao coração e a Cultura é um de seus veículos e nessa união de mente e coração, podemos alcançar a PAZ interior, que acabará por gerar a PAZ Universal; essa é, portanto, a sua luta e sua arma é a palavra e todo meio de expressão artística. Uma andorinha não faz verão, portanto, ela espera que todos se “toquem” e se engajem nessa campanha em prol da Humanidade, em prol da Natureza, por uma vida sem agressões. Luz, Paz e Amor!...
Ela é filha de Josemar Pessôa de Castro e Elza Albuquerque de Castro, professora de Língua Portuguesa e sua Literatura, especializada posteriormente em Artes Cênicas; foi Diretora Cultural da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Segunda Secretária da Federação das Academias de Letras do Brasil e membro de várias Entidades literárias (APALA, UBT, CEBLA, ANLA...) e da Comissão Organizadora do Salão do Atmaísmo. Atualmente é Presidente do InBrasCI e Superintendente da CONFALB. Editou, ela própria, algumas obras no computador: Nosso Caminho – O Tarô (Depoimento sobre o Tarô) / Gotas d’ Alma – (Poesias)- relançado na XIII Bienal Internacional do Livro, 2007 / Pérolas de minh’ Alma – (Prosa) / Folhas ao Vento – (de Josemar P. de Castro, pai da autora). Foi também autora co-participante de coletâneas e revistas.
É autora da letra e da música do Hino do InBrasCI e do Luz, Paz, Amor e da música da Canção do InBrasCI e co-autora da letra da mesma; como compositora, já produziu letra e melodia de várias outras músicas.
Fez-se presente em vários concursos literários e exposições, recebendo alguns prêmios, medalhas, certificados... É sonhadora, idealista, busca semear o Amor Universal, praticar a fraternidade. Sua literatura baseia-se nessa prática que norteia sua vida, é um canto à vida; mesmo quando banhada de lágrimas e tristeza, sua obra é o pedido de socorro de um náufrago, que se nega a sucumbir no afogamento de suas emoções, porque é à vida que ele ama, essa vida eterna, infinita, banhada em Luz, plena de Paz, irradiando Amor... Êxtase, sublime êxtase!...
***
“Obrigada, Senhor, pela oportunidade de viver e por compreenderes-me, todas as vezes que não tive o discernimento necessário para reconhecer o valor da vida que me destes.” - Carvalho Branco.

b) NELI NETO, criadora dos símbolos plásticos do InBrasCI:
Desinger – Neli Neto, que assim se descreve:NELI DA SILVA CORRÊA NETO, criadora dos símbolos plásticos do InBrasCI e Membro da referida Instituição. - Poetisa e webdesigner de pseudônimo literário "Neli Neto". Formada em administração de empresas trabalhou no Banco do Brasil, de onde se encontra aposentada. Atualmente está totalmente voltada para a parte cultural através de seus escritos e projetos gráficos de confecção de artes visuais e virtuais, como sites, capas de livros, logotipos e outros símbolos em geral. Sua vida, segundo suas próprias palavras, é ainda descrita:“Nasci no Rio de Janeiro, sou mulher, mãe. Procuro sempre expressar meus sonhos, sentimentos, desejos, fantasias, palavras soltas, frases compostas, libertas de minha alma em formato de poesia e de desenho. É nesta hora que esqueço a timidez e falo por todas as formas. Viro a fera, a natureza, o espaço etéreo, me torno só sensação, uma explosão de sentidos. Sou o amor, a paixão, a amizade, o perdão. Transparente em todas as formas e também o obscuro, o mistério, o desconhecido que fala e que cala quando preciso. Meu coração cria vida, meus sentimentos falam, gritam, clamam por um espaço sagrado. Um chão de estrelas caído do espaço, só para brilhar em meu chão. O hoje, vivido intensamente, na esperança de um novo amanhã. Com os sonhos bem vivos, nitidamente palpáveis como se fossem flores nascendo, no amanhecer de um dia, brilhante, com raios lindos de sol.” . (Neli Neto ).

c) GECY CÂNDIDA DA SILVA, co-autora da letra da Canção do InBrasCI e Membro da referida Instituição:
- Poetisa e prosadora, advogada, de pseudônimo literário“Bartira”, de origens africanas, pelo lado paterno e portuguesas, pelo materno; 7 filhos e 14 netos, de 80 anos de idade. Uma camaleoa a serviço do Meio Ambiente, um coração de bondade e uma singeleza a olhos vistos... Acadêmica de várias Academias de Letras e Artes, Foi Diretora do Departamento de Defesa ao Meio-Ambiente do InBbrasCI – Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, defensora ferrenha da educação e da cultura, cônscia que está de que essas são as portas abertas ´para um Mundo com desenvolvimento sustentável em Paz. Como estudiosa dos problemas brasileiros atuais, é conferencista, com trabalhos baseados, principalmente , na defesa da despoluição das águas, em especial do Rio Paraíba do Sul : “Quando quiserem saber por onde andei, falarão por mim os pássaros, nos ramos das árvores que plantei.”- Bartira.
Na sua opinião, o ser humano há de sobreviver aos momentos tão difíceis pelos quais está passando, mas somente se respeitar a Natureza, para alcançar o desenvolvimento sustentável, que se pode entender como uma forma de se desenvolver, sem destruir o meio ambiente e com maior justiça social... ele atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras suprirem suas próprias necessidades.
d) HAROLDO BRAGA – maestro arranjador das músicas do InBrasCI e Membro da referida Instituição:
- Psicólogo da UGF, em 1977, Licenciado em Psicologia e Bacharel em Filosofia, pela mesma Universidade. Professor Titular da UNIVERSO; co-autor do livro “Ginástica e Música”. Formado pelo Curso Técnico de Piano da AMFL em 1975, graduou-se no mesmo instrumento em 1982. Formou-se em Regência e Coral com o Maestro Carlos Eduardo Prátis. Pessoa das “mil utilidades”, melhor se diria, das “mil funções”, atualmente é Professor de violão e técnicas vocais da FAETEC, organista e cantor da Igreja da Candelária; arranjador e organista da Orquestra Caribe, acordionista do Rancho João Ramalho –da Casa das Beiras.
Profissional de primeira, pessoa humana em consonância com as diretrizes do nosso Instituto: sabe amar-se como pessoa e ser a imagem e semelhança do Criador e amar ao próximo como a si mesmo.

e) NEUMARA COELHO – Diretora do Departamento Histórico do nosso Instituto e cantora do InBrasCI:
- Neumara Coelho de Souza Silva, Professora formada por Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela UERJ (antiga UEG). Professora de História aposentada na rede pública - Escola Orsina da Fonseca, Instituição em que também foi Coordenadora de História, enquanto na rede particular, já também Professora aposentada, lecionou no Instituto Guanabara e foi Coordenadora de Turno do Colégio Palas. Foi coralista do Coral de Professores do Município do Rio de Janeiro, do Clube Militar, do TORJ – Teatro de Ópera do Rio de Janeiro, do Coro Itália, do Coral do Tijuca Tênis Clube (Tijucanto) e do extinto Coral do Instituto Guanabara. É Cantadeira do Grupo Etnográfico de Cantares e dançares João Ramalho, da Casa das Beiras; também cavaquinho e viola braguesa do citado Rancho Folclórico e Diretora Social da Casa das Beiras do Rio de Janeiro.

IV – HINO DO InBrasCI

(Letra e música de Carvalho Branco
Arranjo musical de Haroldo Braga
Intérprete: Neumara Coelho)

I
Arte, Cultura e Viver
No Amor, na Paz acontecer...
InBrasCI – filho tupi
De um Brasil forte e destemido –
Lança seu brado de curumi,
Que no Mundo será ouvido,

Na bandeira do bem enaltecer,
Na magia da Arte e do Saber!... (bis)

II
Arte, Cultura e Viver
No Amor, na Paz acontecer...
InBrasCI – povos unindo
No respeito à integridade
Dos seres e das nações
E, como um sol vai refulgindo
Em nossos corações...

Na bandeira do bem enaltecer,
Na magia da Arte e do Saber!... (bis)


V – CANÇÃO DO InBrasCI

- Letra: Gecy Cândida da Silva e Marilza de Castro
- Música: Marilza de Castro
- Arranjo musical: Haroldo Braga
- Intérprete; Neumara Coelho

I
InbrasCI... eu sou... eu sou...
Sou índio,sou forte...
Sou negro, sou norte...
Meu brado ecoou!...

Na busca do belo
Peguei o amarelo,
O branco de tradição...
Sou alma, sou traço,
Sou raça ... miscigenação...

InBrasCI, me vi nascer
E quero crescer,
Pra sempre viver, refrão
Na eternidade!...
Patrimônio da Humanidade!...
II
InBrasCI, eu sou... eu sou...
Do porto Brasil
De céu cor de anil,
Eu chego à Madeira,

Levanto bandeira
De Paz altaneira...
Ao vento eu vou
Levar a palavra,
Que a língua não trava...
É fala de Amor...
É pele sem cor!...
InBrasCI, me vi nascer
E quero crescer,
Pra sempre viver, refrão
Na eternidade!...
Patrimônio da Humanidade!...
III
InBrasCI, eu vou... eu vou...
Cuidando da Arte,
Levando o progresso...
Que o povo se farte!...
Pregando a verdade,
Ao povo eu peço
Ternura... fraternidade!...
InBrasCI, o Pai abençoou!...


VI – LUZ, PAZ, AMOR


- Letra e música de Marilza de Castro
- Arranjo musical de Haroldo Braga
- Intérprete: Neumara Coelho

I
Queremos Paz, no Universo,
Por toda a vida...
Queremos paz, eu canto em verso,
Ânsia incontida...

Queremos Paz, que a união
Tenha por elo cada coração ...
Faça-se a Paz, vinda do Amor,
Ternura, ardor...

Amor, que sentimento lindo!
É minha divindade,
Herança CRIADOR...
De amar eu não prescindo... (Refrão)
A toda a humanidade,
Dôo-me com amor!...

II
Queremos Paz, ela é o progresso,
Da raça humana...
- Queremos Paz! – bem alto, peço...
A guerra é insana...

“Queremos Paz!”, grita esse povo,
“Um mais feliz Mundo novo...”
Faça-se a Luz, domine a Paz,
O Amor e nada mais...

Amor, que sentimento lindo!
É minha divindade,
Herança CRIADOR...
De amar eu não prescindo... (Refrão)
A toda a humanidade,
Dôo-me com amor!...
*
InBrasCI
*
Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais

Fundação: 13 de fevereiro de 2006

Sede: Rua Teixeira de Freitas, n° 5 – 3° andar, s.303
Lapa, Rio de Janeiro, RJ – Brasil
CEP: 20 021 – 350
(Edifício IHGB)

*
LUZ, PAZ E AMOR!...