InBrasCI - Verbete Wikipédia

domingo, 27 de maio de 2007

Brasil - Madeira, um Manifesto ao Mundo


InBrasCI
- Brasil-Madeira, um Manifesto ao Mundo -
(Marilza de Castro)

Vão-se, velozes, os ventos
por todos esses Concelhos...
Madeira, tu dás contentos;
de vida, tu dás conselhos...

Cá, felizes, são momentos
de passeio e aprendizado;
de intercâmbio, tive intentos;
levo mais como legado!

Nasce o dia, vem a noite...
Dentro, pois, do pensamento,
batendo tal qual açoite,
cortando mais que teu vento,

Madeira, terra querida,
esta saudade crescente
a dominar minha vida:
tão da terra, quão da gente...

Deixarei alguns amigos,
carinhos seus, envolventes:
de minha alma são abrigos,
novas e frescas nascentes

banhando todo o meu ser...
De uma raiz, descendentes,
unidos, fazemos crescer
nossas águas confluentes...

Deixa, pois, fluir o sonho
transformado em realidade...
pela Cultura, me ponho
a unir humanidade...

Brasil-Madeira, uma ponte
de união para esse Mundo.
Que pelo InBrasCI se apronte
um doce poder profundo!

Manter-se a integridade
e também a tradição,
cultivar a honestidade,
respeito ao ser e à Nação...

Preservar a Natureza,
toda Maior Criação...
Com afinco e com presteza,
apoiar quem é irmão...

Se com AMOR se constrói,
chega-se à preservação,
a PALAVRA, por si sói,
é meio; InBrasCI, ação!

Vim da terra brasileira,
um povo de muita garra;
vim às terras da Madeira,
de Cultura encher a jarra...

Um pé lá, outro por cá,
firmamos assim tratado.
Que por arautos se vá
tudo aqui protocolado.

Escritores da Madeira,
cada Membro associado
é mais um porta-bandeira
do trato aqui celebrado.

"Não só de pão vive o homem"
- tal frase ficou famosa;
preciso que a mim se somem
corpo e essência da rosa...

Rosa da frase é contexto
a ser bem analisado;
que não sirva de pretexto
para ser despetalado...

Da superfície à cerne,
tudo bem estruturado,
alma de InBrasCI se eterne,
por um Mundo transmutado!

Volto ao Rio de Janeiro,
Brasil, terra onde nasci;
na Madeira, sou celeiro:
meu genitor vive aqui.

Meu Pai, Amigo e Irmão
- Poeta de mãos bem cheias,
diz-nos o Alves e à Nação -
corre teu sangue nas veias,

Chanceler, Caro Ermitão,
desse teu filho InBrasCI,
que tem alma, coração,
corpo nascido tupi...

Voltemos, pois, às origens,
para um renascer feliz...
As essências, inda virgens...
o Todo nos dita e diz!

Avante no pensamento,
deixa fluir emoção,
pois Amor é sentimento
que deve reger ação...

Caminhem, por toda a Terra
semeando a culta Luz.
A missão nunca se encerra...
Herança que se conduz!...

Brasileiros, madeirenses
são os povos escolhidos
pra doar cultos pertences
a tantos outros sofridos...

Que o InBrasCI seja a voz
e a palavra, herança culta!
Quem quiser, junte-se a nós,
que a alma da terra exulta!

O meu brado já ecoa
por mais distantes rincões...
"Café bom é o que se coa"
- bom conselho entre os pregões.

InBrasCI foi aprovado
por Concelho de Anciãos;
foi por tribo festejado,
veio aos pares dar as mãos...

Pelas Culturas eu traço
e prego a Paz, a União...
Faço delas meu abraço
a toda e qualquer Nação!...