InBrasCI - Verbete Wikipédia

segunda-feira, 6 de abril de 2015

CICLO DE PALESTRAS...



Poetisa interpretou Cecília Meireles na noite desta quarta-feira
Iniciou ontem, quarta-feira, o Ciclo de Palestras ‘Interlúdios Literários’ com a poetisa Beatriz Dutra, na Casa da Cultura Walmir Ayala, em Saquarema. O espaço ficou lotado e contou com a presença da subsecretária de Cultura, Sandra Santanna, alunos Escola Municipal OsirisPalmier da Veiga, alunos do Colégio Estadual Oscar de Macedo Soares, apoiadores, personalidades locais e um público interessado.

A palestra foi elaborada em 2001 para saudar o centenário do nascimento da poetisa e jornalista Cecília Meireles, considerada uma das maiores autoras brasileiras, e desde então, é apresentado em todo o Brasil. Beatriz narrou em primeira pessoa a vida e a obra de Cecília Meireles desde o seu nascimento até acontecimentos póstumos referentes à mesma, com interpretação e emoção. Ora falava como se fosse a própria Cecília, ora era a Beatriz que voltava à cena, com leves comentários e percepções.

O evento foi iniciado com os alunos do Clube de Leitores Estudantis do Osíris (Cleo), um projeto da Escola Municipal OsirisPalmier da Veiga, de Barra Nova, que interpretaram o primeiro poema escrito por Cecília, quando tinha apenas nove anos de idade, que é intitulado ‘O cavalinho branco’, que comoveu a plateia.

Muito emocionada e agradecida, Beatriz condecorou a Escola Osíris e a subsecretária de Cultura com uma pequena bandeira de mesa e uma flâmula, respectivamente, ambas da Academia de Letras Rio Cidade Maravilhosa.

O Ciclo continua hoje, a partir das 18h, com o tema ‘Eternamente Mario Quintana’ e termina amanhã, trazendo ‘Cintilações de Clarice Lispector’. Na sexta-feira acontecerá, ainda, o lançamento do livro ‘Suavidade’, da própria palestrante, além da apresentação de seus poemas musicados, com a participação do maestro Ararypê Silva.

A Casa da Cultura Walmir Ayala fica localizada na Rua Coronel Madureira, em frente à Prefeitura, em Saquarema.