InBrasCI - Verbete Wikipédia

terça-feira, 18 de março de 2014

MEDALHA TRIBUTO...

O Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - InBrasCI - cunhou a MEDALHA TRIBUTO À ACADÊMICA DR.ª NILZA PINHEIRO DE ATHAYDE LIEH a imposição aos agraciados ocorreu na reunião do dia 17 de março de 2014.
Frente da Medalha
Topo fita branca
 
Verso da Medalha.
 
 
JUSTIFICATIVA
A Medalha Tributo à Acadêmica Dr.ª Nilza Pinheiro de Athayde Lieh é uma homenagem  póstuma que este Instituto presta a advogada, nascida em 14 de maio de 1934 e que partiu para a Eternidade aos 21 dias do mês de fevereiro de 2014. Graduou-se em Economia e Ciências Contábeis. Cursou a Escola de Guerra Naval e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército. .Comendadora e artista plástica possuidora de vários prêmios oriundos de inúmeras exposições.
Fundadora da Academia Brasileira de Meio Ambiente (ABMA) nela exerceu o cargo de Presidente. Encantada com a beleza da vida, um ser humano de notável caráter e disposição para o empreendedorismo acadêmico na qualidade de Presidente daquele sodalício manteve um permanente e diversificado ciclo de palestras, sendo em sua maioria, com a temática meio ambiente e poluição das águas. Apaixonada pelas letras e pelas artes:  lançou livro na Feira de Paris e realizou exposição de quadro no Museu do Louvre.
Entre outros quadros retratou Tamandaré, Almirante Francisco Barroso e Santos Dumont.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCI)  considerando os relevantes serviços prestados pela Acadêmica e Drª Nilza Pinheiro Athayde Lieh à cultura em geral e, em particular à causa do meio ambiente. Se tal não bastasse, por ter exercido,  no InBrasCI,  o cargo de Diretora do Departamento de Meio Ambiente. A administração deste Instituto deliberou cunhar  a Medalha Tributo à Acadêmica Dr.ª Nilza Pinheiro de Athayde que sintetiza uma justa homenagem, mesmo que post mortem, a tão importante ativista  do Movimento Cultural no Rio de Janeiro, no Brasil e em terras além-mar.
Foram cunhadas 20 medalhas.
Ninguém morre enquanto permanecer vivo na memória de alguém.
 Rio de Janeiro, 17 de março de 2014.
 
Marilza A. de Castro - Presidente do InBrasCI