InBrasCI - Verbete Wikipédia

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

InBrasCI e Rotary Méier



Aconteceu no 04 de novembro de 2013, no Restaurante Casa do Bacalhau, Rua Dias da Cruz, 436 - Méier, Rio de Janeiro, às 12h. 30m., durante a reunião do Rotary Club Rio de Janeiro - Méier. A Presidente do InBrasCI  - Acadêmica Marilza Albuquerque de Castro proferiu palestra abordando o tema: 
AMOR E PAZ
(Resumo da palestra)

 A palavra AMOR pode significar afeição, compaixão, misericórdia ou ainda inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de merecer um comportamento amoroso e enviar estímulos sensoriais e psicológicos necessários para sua manutenção e motivação. É tido por muitos como a maior conquista do ser”. Várias são as formas do Amor.
... o que é a PAZ? É um estado de calma, de tranquilidade, de bem-estar, de harmonia, de felicidade do ser.
“Construir a paz significa ter tolerância, aceitar as diferenças, conviver com o outro.”
(Heidi Strecker)
Conviver (bem) com o outro é chegar a um acordo, dialogando, negociando, propondo alternativas, cedendo um pouco cada um para chegar a um meio-termo que possa satisfazer a ambas as partes, embora não fosse o almejado, em princípio, por cada uma delas.
... A paz entre os povos não é apenas ausência de guerra ou conflito. A escravidão e a opressão afastam a paz das nações, pois um povo sem reação não vive em paz. A liberdade, ou seja, o exercício do próprio direito com respeito ao direito alheio e cumprimento de seus deveres é a receita ideal para haver a paz.
Embora se dê realce à exaltação da Paz no dia 21 de setembro, todos os dias de nossas vidas devem ser de não só exaltação da Paz, mas também de atitudes que promovam a Paz dentro e fora de nosso eu.
A Paz é uma questão de Amor."