InBrasCI - Verbete Wikipédia

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

QUE A PAZ SE FAÇA!


CULTURA DA PAZ
De Marilza de Castro

        O Rio de Janeiro e outros estados do Brasil há pouco passaram e ainda vêm passando por situações inusitadas: enquanto a sociedade evolui e desperta para seu direito de solicitar e reclamar, de maneira correta e pacífica, o que lhe é devido, ao mesmo tempo, parte dessa sociedade ainda vem se mantendo no estado primitivo animal, deixando que a fera que dentro dela reside escape e provoque discórdia, violência, morte...

Jean-Jacques Rousseau (também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau) (Genebra, 28 de junho de 1712Ermenonville, 2 de julho de 1778) foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suiço. Um de seus pensamentos dizia: "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe."

Na realidade, o que ele queria dizer é que o homem, no estado em que nasce, é livre de regras e conceitos, só conhece uma lei: o instinto animal que nasce com ele, dentro dele, que lhe dita o único direito que conhece – o de tomar, do jeito que puder, o que desejar, destruindo o que não lhe servir... E que assim como os animais outros, pode ser mais ou menos feroz, mais ou menos destruidor, mais ou menos carente... A sociedade em que viver é que moldará suas tendências, alterando o seu estado inicial (corrompendo), Assim, o mais feroz, o mais destruidor, se a sociedade não lhe cultivar, não lhe desenvolver o amor, que também é instintivo nele, mas fica mais no seu profundo, não lhe ensinar uma cultura de paz interior, nunca evoluirá. É importante que cada governo tenha um projeto para ensinar a seu povo a Cultura da Paz.