InBrasCI - Verbete Wikipédia

quinta-feira, 1 de maio de 2008

INBRASCI-RD-MG

INBRASCI-RD-MG reconhece 20 anos de atuação da Pinacoteca da UFV e relevância do trabalho de Sandra Maria Galhardo na promoção da cultura em Minas Gerais.
No dia 30 de abril de 2008, o Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais em Minas Gerais outorgou Medalha e Diploma de Honra ao Mérito a Coordenadora da Pinacoteca da UFV, Sandra Maria Taranto Galhardo, pela sua relevante atuação na área cultural no país ao longo dos 16 anos de serviços prestados a cultura mineira. No mesmo dia, o Instituto outorgou Medalha e Diploma de Honra ao Mérito à Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa pelos 20 anos de atuação. Sandra Maria Taranto Galhardo,coordena a Pinacoteca da UFV desde 1992. Formada em Ciências Sociais; é uma destas mulheres que trabalha e dedica parte de sua vida divulgando as artes visuais. Realizou inúmeras exposições de artistas brasileiros renomados, de grande projeção nacional e internacional. Um de seus objetivos é dar livre acesso e incentivar a participação e interação de um maior público na diversidade da linguagem visual no estado de Minas Gerais e do País. A Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa abriga um conjunto com aproximadamente 350 obras. São trabalhos de artistas brasileiros renomados, de grande projeção internacional e nacional, como Tarsila do Amaral, Nello Nuno Rangel, Carlos Scliar, Fani Bracher, Carlos Bracher e outros.
São realizadas anualmente 11 exposições individuais de trabalhos em diversas linguagens das artes visuais como: pintura, escultura, instalação, dança, como também lançamentos de livros, jornais e outros eventos culturais dentro deste espaço. As coletivas são realizadas uma vez por ano com temas específicos.
A Pinacoteca da UFV é um local onde respiramos arte a qualquer momento. O lugar nos emite sons que estão impregnados nas paredes, no ar que ali circula deixado no dia-a-dia a alma de cada artista e de seu bem cultural. O acervo forma ondas sonoras que se misturam com as cores formando uma continuidade com o passado, afinidade com o presente e projeção de futuro.