InBrasCI - Verbete Wikipédia

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

TEIA REGIONAL DE MG - PONTOS DE CULTURA DE MG RECEBE OS POETAS DO JORNAL ALDRAVA CULTURAL

Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

J.B.Donadon-Leal, Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, Hebe Rôla, J.S.Ferreira


TEIA REGIONAL DE MG - PONTOS DE CULTURAL DE MG RECEBE OS POETAS DO JORNAL ALDRAVA CULTURAL






A Teia Regional de MG - encontro Regional de Pontos de Cultura de Minas Gerais, recebe no próximo dia 26 de fevereiro de 2010, às 20:30, no Espaço Centro e Quatro localizado na Praça Rui Barbosa, s/n, Centro, Belo Horizonte, os poetas mineiros aldravistas: Andreia Donadon Leal, Gabriel Bicalho, Hebe Rôla, J.B.Donadon-Leal e J.S.Ferreira. Aldravismo vem de aldrava, termo que designa o utensílio com o qual se bate nas portas para que estas sejam abertas. Assim, o aldravismo pode ser caracterizado pela arte que chama atenção, que insiste, que abre portas para as interpretações inusitadas dos eventos cotidianos, em relatos daquilo que só o artista viu. Os poetas apresentaram a proposta “Teia Regional –MG” recebe os poetas aldravistas de Minas Gerais”, que terá apresentação de poesias usando os recursos tecnológicos de filme, leitura dramática e lançamento do livro inédito “VENTRE DE MINAS”. Os poetas mostrarão uma sequência de poemas produzidos pelos idealizadores do movimento, que reflete o pensamento aldravista, em um conjunto de poesias que manifesta o desejo constante de uma superação que abre caminhos para um exercício de experimentação e de uma manifestação poética de valor cultural que intriga pela simplicidade e se destaca pela crueza com que desenha o perfil regional de Minas Gerais.



PEDRO MARRA CONVIDA



É com prazer que venho convidá-los, gestores dos Pontos de Cultura de Minas Gerais, para a Teia MG, que se realizará entre os dias 26 e 28 de Fevereiro, no Espaço Cento e Quatro, localizado na Praça Rui Barbosa, s/n, Centro Belo Horizonte.



Segue abaixo a Programação definitiva do evento.


Programação: Data: 26, 27 e 28 de Fevereiro de 2010


Programação


Primeiro dia:

26/02/2010 (sexta-feira)

19:00hs Abertura Oficial

20:00hs – Apresentação do video com informações de todos os Pontos de Cultura de Minas Gerais.

20:30: Apresentação artistica - Ponto de Leitura Jornal Aldrava Cultural.


Segundo dia:

27/02/2010 (sábado)

8:30hs às 9:00hs – Recebimento dos gestores culturais dos Pontos de Cultura e fala de abertura para os trabalhos do dia.

O Vídeo apresentado na sexta à noite poderia ficar em lupping em um lugar específico para os que não puderam chegar na sexta também possam conhecer os Pontos de Cultura de Minas Gerais.

09:00hs às 12:00hs –Mesa Redonda/

debateVereador Arnaldo Godoy: Política Públicas Culturais

Adriano Guerra, Oficina de Imagens: Controle Social de Políticas Públicas 11:00hs – Café e divisão dos Pontos de Cultura por Região Geográfica.

13:00hs – Almoço

15:00 -Divisão do Pontos de Cultura por setores da cultura (teatro, artesanato, audiovisual, formação, etc).

17:00 hs Intervalo –

Café 18:00hs- Informes Gerais:

18:30hs- Encerramento/Atração Artística - Grupo Panela de Expressão



Terceiro

Dia: 28/02/2010


Domingo 10:00hs – Composição da plenária do Fórum Regional de Pontos de Cultura.

Início dos trabalhos.

12:30hs- Almoço

14:30hs- Retomada dos trabalhos da plenária para aprovação de temas e pautas e propostas para a Teia Nacional, eleição da nova Comissão Estadual de Pontos de Cultura e eleição de grupo de produção para a Teia Regional 2010.


17:00 - coffe break


18:00 Encerramento

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CELY VILHENA - Mulher de Minas 2010

Cely Vilhena

Poetas do Jornal Aldrava Cultural e Diretoria do InBrasCI-MG (Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, Andreia Leal e Donadon com Cely Vilhena)


Convidados



Filha de Cely declama seus versos



J.S.Ferreira, Cely Vilhena e Andreia Donadon Leal

Gabriel Bicalho entrega a Medalha Mulher de Minas 2010


Marzo, Angela Togeiro, J.S.Ferreira, Cely Vilhena, Gabriel Bicalho e Andreia Leal



CELY VILHENA - Mulher de Minas 2010


A Governadoria do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais outorgou a Medalha "Mulher de Minas 2010" à poetisa e acadêmica, CELY VILHENA DE MOURA FALABELLA, pela relevante atuação e destaque no campo cultural e literário de Minas Gerais, no último dia 20 de fevereiro de 2010, no Salão Verde do Automóvel Clube de Minas Gerais - Belo Horizonte.
A comemoração de seu aniversário contou com a presença ilustre de seus filhos, netos, noras, genros, amigos; do Presidente da Academia Mineira de Letras, Murilo Badaró, dos Membros da Academia Feminina Mineira de Letras, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, da Academia de Letras do Brasil-Mariana e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e autoridades de outros estados.
Em sua terceira edição, a "Medalha Mulher de Minas 2010" do InBrasCI-MG é a mais alta insígnia do Instituto destinada à intelectualidade, à produção da Mulher e destaque em diversas frentes, promovendo e destacando o estado de Minas Gerais no cenário cultural e literário brasileiro.
Natural de Conquista, Minas Gerais, Cely Vilhena cursou Neolatinas e Psicologia. Foi professora universitária e exerceu atividades na área de Recursos Humanos da Previdência Social.
Publicou Tempo Espera (Menção Especial do Prêmio Guararapes de Poesia da União Brasileira de Escritores e da Prefeitura de Jaboatão, Pernambuco); Conquista de Meus Amores - Romanceiro sobre sua terra, com prefácio de Stella Leonardos; Os Olhos de Aarão - História Poética de Belo Horizonte; Clara e Francisco de Assis e de Deus - Romanceiro (Prêmio Especial da União Brasileira de Escritores - 1995); Bárbara Eleodora - Romance, com o qual ilustrou sua posse no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, agraciado, em 2000 com o "Prêmio Jorge de Lima para Romanceiro", da Academia Carioca de Letras e União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro e Na Esteira do Tempo - Lírica (2002). Pertence ao Conselho Superior da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, é Presidente Emérita da Academia Feminina Mineira de Letras e Membro da União Brasileira dos Trovadores - seção Belo Horizonte. Ocupou o cargo de Vice-Presidente do Elos Internacional para a América do Sul, foi condecorada com a Medalha de Prata Santos Dumont e recebeu Diploma de Mérito Artístico Rômulo Paes, da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em entrevista concedida ao escritor e Membro da Academia Mineira de Letras, o saudoso José Afrânio Moreira Duarte, no Jornal Diário da Tarde, em 06/01/2001; o jornalista pergunta à Cely Vilhena se a poesia é necessária. Para a poetisa a poesia " sim, e muito! O homem é um ser que aspira a elevação do espírito e o conhecimento das essencialidades. A natureza e sua exuberância de formas, de sons, de elementos formados pelo princípio básico da terra, fogo, água e ar é de uma infinitude de convocações à beleza e ao mistério que invocam sua sensibilidade e o fazem indagar a si mesmo de onde provêm tantas e tão altas maravilhas e ele busca sua significação. E, ao buscá-la, se envolve em maravilhamentos e se entrega a fabulações e sonhos - por isso canta!
A poesia é a resposta do ser e da estupefação de seu olhar à magnitude da vida que esplende em seus arcanos, do micromilimétrico ao macrocosmo. Integrado à criação, o Homem sabe que recebeu a melhor parte, que é o inclinar-se sobre o visível e incorporá-lo, sondando o invisível que supõe possa sustentá-lo e, nesse introjetar-se, se revela poeta e desvelador do invólucro das coisas, na ânsia de conhecer-lhes o amigo para melhor compreender a si mesmo e ao outro - o irmão formado do mesmo barro e do mesmo sopro de vida. Só a poesia o leva a perquirir o inominado e colocar em palavras a estupefação de saber-se inserido no fulcro abissal da criação e receber, de um poder mais alto, a graça de nomeá-lo"... (In: Na Esteira do Tempo - Lírica - Cely Vilhena- 2002)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

I PRÊMIO LITERÁRIO ALCA 2010


Lançamento do I Prêmio Literário ALCA 2010
A ALCA – Academia de Letras Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí, anuncia o lançamento de seu Primeiro Prêmio ALCA de Literatura, cuja premiação será em setembro de 2010, durante as comemorações dos 25 anos da entidade.
Solicitamos sua colaboração na divulgação do evento nas escolas, Academias de Letras, Clubes Literários, etc.
As bases do concurso são as seguintes:

I PRÊMIO ALCA DE LITERATURA 2010
Certame Literário Edméa Sodré de Azevedo Carvalho
Inscrições até 23 de julho de 2010
Em homenagem a sua idealizadora e fundadora, dona Edméa Sodré de Azevedo Carvalho, a Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí - ALCA, doravante identificada apenas como ALCA, no intuito de promover e incentivar a cultura e identificar novos talentos literários, convoca todos os interessados a participar do seu I Concurso Literário, nos termos das normas a seguir especificadas:

1. DAS MODALIDADES E CATEGORIAS: O concurso literário contemplará duas modalidades: CONTO e POESIA. Cada modalidade será subdividida em quatro categorias:
1º - Estudantes do ensino Básico;
2º - Estudantes dos ensinos Médio e Técnico;
3º - Estudantes do ensino Superior;
4ª - Comunidade em geral.

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO: Poderão participar do certame alunos de todos os níveis de ensino e cidadãos em geral, sem nenhuma restrição. Porém, é vedada a participação aos acadêmicos da ALCA e funcionários de empresas que venham colaborar na organização do evento, bem como seus respectivos cônjuges e familiares até segundo grau.
Cada autor poderá concorrer com um máximo de quatro obras, duas por modalidade (conto ou poema). Porém, apenas uma obra poderá ser premiada por autor.

3. DA TAXA DE INSCRIÇÃO: No ato da inscrição, o participante pagará o valor simbólico de dois reais e cinquenta centavos (R$ 2,50) por obra. Para os trabalhos enviados por correio o pagamento deverá ser depositado no Banco Bradesco, Agência 1875-9, conta corrente 0015836-4, da Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí, ajuntando copia do comprovante de depósito à documentação, (item 6):

4. DAS OBRAS: As obras, de temática livre, deverão ser assinadas com pseudônimo, escritas em português, respeitando, de preferência, as normas do acordo ortográfico, serem originais e inéditas. Obras já publicadas de qualquer forma ou divulgadas na internet, mesmo que parcialmente, serão desclassificadas. Lembramos que, por lei, o autor é o único responsável em caso de processos de plágio.
Nas categorias de estudantes, os professores deverão se limitar à revisão e orientação ortográfica e gramatical das obras. No estilo narrativo ou poético o professor não deve interferir. O conhecimento de interferência direta de professor na redação do texto apresentado por algum aluno importará na desclassificação imediata da obra. Serão igualmente desclassificados os trabalhos que não observarem qualquer um dos termos do presente regulamento.
Convidamos os professores a participar com obra própria na categoria comunidade em geral.

5. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS: Os trabalhos serão apresentados em 3 (três) vias, digitadas em folhas A4 (210 x 297 cm), em Times New Roman, tamanho 12, espaço 1½, margens superior e inferior 2½ cm; esquerda e direita 3 cm., gravados em formato .doc (do office Word), impressos em face única, numerados, e deverão observar os limites especificados nesta tabela:
CATEGORIAS
MODALIDADES
CONTOS
POEMAS
1ª – Alunos do ensino básico
de 1 a 3 páginas
Tolerância 10%um excesso de poucas linhas não será motivo de desclassificação.
Sem limitações
2ª – Alunos dos ensinos médio e técnico
de 1 a 6 páginas
3ª – Alunos do ensino superior
de 2 a 10 páginas
4ª - Comunidade em geral
de 3 a 10 páginas

6. DA IDENTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS: Cada trabalho, impresso em 3 vias, deverá ser grampeado e assinado com pseudônimo. Na primeira página – que não contará para o limite do concurso de contos – constará apenas o título da obra, o pseudônimo do autor e, no rodapé a modalidade e categoria em que participa. Deverá ser acomodado em envelope, dentro do qual virá outro envelope menor, fechado, identificado exteriormente da mesma forma (só título, pseudônimo, modalidade e categoria de participação) que deverá conter um CD com a obra gravada em formato .doc (Word) e uma folha impressa com os seguintes dados: título da obra e pseudônimo, nome completo do autor, filiação e responsável legal – em caso de menor de idade – estado civil, endereço completo, telefone e e-mail para contatos, números de RG ou CPF – se os tiverem – estabelecimento de ensino e série que cursa ou empresa onde trabalha, breve currículo; data e local da entrega, bem como declaração expressa – do autor ou do seu responsável legal – de que conhece e aceita as normas que regem o certame.
Só serão aceitas inscrições via Internet desde que sejam remetidos para um destes e-mails victor_srs@hotmail.com ou victor.neira@ibest.com.br em três arquivos:
• Um da obra e sua página de rosto o qual, de acordo com a modalidade de participação, será chamado contos, titulo da obra, pseudônimo, ou poesia, titulo da obra, pseudônimo,
• Outro, que só será aberto caso a obra for premiada, com os dados definidos no primeiro parágrafo deste item para o envelope interno, que será chamado contos, titulo da obra, pseudônimo, dados, ou poesía, titulo da obra, pseudônimo, dados.
• e o terceiro com a imagem escaneada do comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição (item 3) acrescida do valor de R$ 0,25 por folha a ser impressa (número de páginas da obra, mais página de rosto, multiplicado por 3 três vias) e R$ 1,00 para a compra de um CD virgem. Exemplo: Uma obra de 5 páginas enviada por internet deverá vir com um comprovante de depósito de R$ 7,00 de acordo com o seguinte cálculo:
Taxa de inscrição da obra:

R$ 2,50Impressão de 18 folhas (a R$ 0,25 por folha) 4,50

1,00 Valor de um CD

TOTAL DO DEPÓSITO 7,00
As 18 folhas são referentes a: 5 páginas da obra mais uma página de rosto, ou seja 6 páginas, multiplicadas por 3 exemplares a serem impressos, o que dá um total 18 páginas.

7. DO PRAZO E LOCAL DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS: O participante poderá entregar os documentos especificados no item anterior pessoalmente ou remetê-los por via postal, desde o dia 02 de março de 2010, até as 17:h00 do dia 16 de julho de 2010, para o seguinte endereço: R. Antônio Telles, 221 - CEP 37540-000 - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais, com a indicação: Ao I Prêmio ALCA de Literatura 2010 - Modalidade (Conto ou Poesia)” – Categoria – (entre 1ª e 4ª).
No caso de envio pelos correios, para fins de inscrição, valerá a data do carimbo da agência postal receptora.

8. DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS: Entre os dias 19 de julho e 20 de agosto de 2010, 8 (oito) comissões (uma para cada modalidade e categoria) formadas por três membros cada uma, farão a pré-seleção das obras apresentadas. Estas comissões serão constituídas por acadêmicos da ALCA e de entidades congêneres e professores de português e/ou literatura.

9. DOS ITENS A SEREM ANALISADOS: As comissões analisarão os seguintes itens:
- Uso apropriado da língua portuguesa, preferencialmente adaptada à nova ortografia, mas este item não será desclassificatório, ou seja, trabalhos com a ortografia anterior ao acordo ortográfico também serão aceitos. Trabalhos com erros ortográficos ou gramaticais, serão desclassificados.
- Originalidade e criatividade
- Qualidade narrativa ou poética.

10. DO JÚRI E DOS RESULTADOS: O júri, cuja decisão será inapelável, estará formado por 4 (quatro) membros indicados pela ALCA, para cada categoria: um acadêmico da instituição ou de entidade congênere, um professor ou coordenador de curso de letras ou jornalismo, um professor de literatura e uma personalidade de destaque na comunidade, que seja escritor, crítico literário, jornalista ou autor de matérias, crônicas ou colunas publicadas em jornais ou periódicos locais ou nacionais.
Entre os dias 23 de agosto e 10 de setembro de 2010 os jurados procederão à leitura das obras selecionadas na categoria de sua competência.
No sábado, 11 de setembro de 2010, os jurados se reunirão em sessão dirigida e secretariada pela ALCA, ocasião em que proferirão seus votos. Os jurados de outras cidades poderão enviar seus votos por e-mail até o dia 10 de setembro de 2010. Em caso de empate, o voto de minerva será do Presidente da ALCA que, após examinar os trabalhos, deverá comunicar sua decisão até a segunda feira, 13 de setembro de 2010.
Os resultados serão comunicados imediatamente aos ganhadores, que serão convidados de honra da sessão pública solene a realizar-se no sábado, 25 de setembro de 2010, em comemoração aos vinte e cinco anos da Academia de Letras Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí, oportunidade em que se fará público o resultado do certame e se procederá à entrega dos prêmios.

11. DA PREMIAÇÃO: Nenhum prêmio poderá ser declarado deserto. A premiação, para cada modalidade e categoria, consistirá em:
1º lugar: a - um troféu alusivo ao evento;
b - 3 (três) livros de renomados escritores: um de autor nacional, um de autor latino-americano e um da literatura universal, ou um bom dicionário;
c - 10 (dez) exemplares a serem posteriormente entregues aos ganhadores, na eventualidade de edição de coletânea das obras premiadas.
2º e 3º lugares: a - placas metálicas alusivas ao evento;
b - 1 (um) livro de autor famoso da literatura brasileira, latino-americana ou universal ou, em seu defeito, um bom dicionário;
c - 10 (dez) exemplares a serem posteriormente entregues aos ganhadores, se for editada a coletânea das obras premiadas.
O júri poderá outorgar até 3 (três) menções honrosas por modalidade e categoria, recebendo os autores selecionados:
Menções honrosas: a - 1 (um) Diploma alusivo ao evento;
b - 5 (cinco) exemplares a serem entregues aos autores contemplados, em caso de edição da coletânea das obras premiadas.
Até a data de entrega dos prêmios, a premiação acima estabelecida poderá ser acrescida de novos itens, hipótese em que o fato será comunicado à comunidade através da internet, assim como dos meios de comunicação disponíveis, ou terá premiação surpresa

12. DIREITOS DE AUTOR: Os premiados conservarão seus direitos autorais e poderão publicar sua obra da forma e na editora que preferirem, incluindo obrigatoriamente, abaixo do título, a observação “Obra premiada em 25 de setembro de 2010 com o ___ lugar no I Prêmio ALCA de Literatura.”
Contudo, através de Cessão Parcial de Direitos de Autor, autorizarão à ALCA a publicar os trabalhos premiados na internet, na imprensa local, na edição de um livro com a coletânea de trabalhos premiados ou utilizá-los da forma que julgar conveniente, sem a obrigatoriedade de pagar qualquer quantia por conceito de direito autoral, e sem prejuízo do direito que lhes cabe como autores, de também editar suas obras.
Estes Direitos Autorais parcialmente compartilhados eximem as partes – autores e ALCA – do pagamento de direitos autorais entre si.

13. DA COLETÂNEA DAS OBRAS PREMIADAS: A ALCA se reserva o direito de publicar os trabalhos premiados em internet, na imprensa local, editá-los em livro, etc. não se obrigando ao pagamento de direitos autorais, previamente cedidos em regime parcial pelo autor (item 12).
Caso ocorra a publicação da coletânea, os vencedores receberão os livros mencionados no item 11. Os restantes, em sua maior parte serão doados à Biblioteca da ALCA à Biblioteca Pública Municipal de Santa Rita do Sapucaí e de cidades em que resida autor premiado, às escolas de Santa Rita do Sapucaí e a instituições de ensino de outras cidades, desde que aluno da escola haja sido premiado no concurso, bem como a entidades que manifestem interesse no seu recebimento, sempre que seja suficiente para tanto o número de exemplares editados. Apenas uma pequena parte será vendida.

14. DA DEVOLUÇÃO DOS TRABALHOS NÃO PREMIADOS: As obras não premiadas ficarão à disposição dos autores até o dia 30 de novembro de 2010, data após a qual serão destruídas.
Não se efetuarão devoluções pelo correio. Solicitações a esse respeito deverão vir com o valor do envelope e dos selos suficientes para o envio.

15. DISPOSIÇÃO FINAL: Para qualquer questão que eventualmente se pretenda dirimir por via judicial, as partes desde logo renunciam ao seu próprio foro, por mais privilegiado que seja, e se submetem ao juizado de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.


Santa Rita do Sapucaí, 5 de fevereiro de 2010.





Víctor Hugo Neira Muñoz - Presidente

José Geraldo de Souza - Primeiro Secretário
Postado por: Andreia Donadon Leal

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

JORNAL O RIO BRANCO - DIVULGA O TRABALHO CULTURAL E LITERÁRIO DO GOVERNADOR DO INBRASCI-ACRE, MAURO MODESTO.


Clique na imagem para ler a matéria ampliada
JORNAL O RIO BRANCO - DIVULGA TRABALHO CULTURAL E LITERÁRIO DO GOVERNADOR DO INBRASCI-ACRE, MAURO MODESTO.
Postagem: Andreia Donadon Leal

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

GOVERNADOR DO INBRASCI-ACRE - MAURO MODESTO, cria a ACADEMIA DOS POETAS ACREANOS

Mauro Modesto no centro (chapéu) e Poetas Acreanos


GOVERNADOR DO INBRASCI-ACRE - MAURO MODESTO - CRIA A ACADEMIA DOS POETAS ACREANOS








Nova instituição vai estimular o patrimônio cultural e colaborar para que a poesia volte à praça



O poeta Mauro d’Ávila Modesto volta ao cenário cultural em 2010 criando a Academia dos Poetas Acreanos. Entre as finalidades da nova instituição está o de congregar os poetas e compositores acreanos, além de divulgar suas obras, promover o intercâmbio cultural e servir de elo entre os intelectuais.
“A intenção é preservar e incentivar as criações literárias, em todas as formas, onde seus titulares possam participar e prestar colaboração para que a poesia volte à praça. A Academia também vai estimular a defesa do patrimônio ambiental, social, histórico e cultural”, explica o poeta.A solenidade de criação da nova academia aconteceu na tarde da última quarta-feira, 10, na sede da Sociedade Beneficente dos Operários de Rio Branco (SBORBA). O evento contou com a presença de várias personalidades ligadas à cultura literária no Estado e por membros de outras entidades.
Entre os que prestigiaram a solenidade estiveram e o presidente e vive-presidente da Academia de Jornalistas e de Letras do Estado do Acre, José Simplício da Costa e Cezar Negreiros. Também esteve presente o magistrado, articulista e poeta José Augusto Fontes.
E mais: A professora e acadêmica Luiza Galvão Lessa, o advogado e acadêmico Ulisses d’Ávila Modesto, Aleuda Soares Dantas Tuma, Francisco Pinheiro Dandão, Alan Rick Miranda, Renã Leite Pontes, Edimari Costa Gomes, Valdeci Ricardo Duarte, Nilda Dantas, Valmir Souza de Araújo, Francisco Reis da Silva Leite, Marcelo de Paula Ribeiro e Raimunda Araújo da Rocha.
Por sugestão do presidente da nova acádia, Mauro Modesto, e acatada pelos presentes, o dia dez de fevereiro passou a ser o dia oficial da fundação e implantação da Academia dos Poetas Acreanos. “Essa é uma homenagem póstuma ao jornalista, professor, advogado e poeta Elzo Rodrigues da Silva,”, destacou Mauro Modesto.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Governadora do InBrasCI-MG receberá Trófeu Cecília Meireles - Mulheres Notáveis 2010

Deia Leal




Clique na imagem


MULHERES NOTÁVEIS 2010 - TRÓFEU CECÍLIA MEIRELES

A Governadora do InBrasCI-MG, Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural e Presidente Fundadora da Academia de Letras do Brasil-Mariana-MG, Andreia Aparecida Silva Donadon Leal será homenageada com o Trófeu Cecília Meireles - Mulheres Notáveis 2010, no dia 20 de março de 2010, às 22:30, na cidade de Itabira - Minas Gerais, no Salão de Festas do Censi. A premiação é destinada às mulheres que se destacaram no cenário mineiro e brasileiro, por sua inteligência, coragem e, sobretudo, pela capacidade de modificar o universo social, político e cultura do país com sensibilidade e visão pessoal do mundo; mulheres que contribuíram no cenário cultural, artístico e educacional do país. As homenageadas com o TRÓFEU CECÍLIA MEIRELES são partícipes de um tempo que só traz trabalho, igualdade, luta e muita esperança. A artista plástica e escritora mineira receberá o Trófeu Cecília Meireles pela sua atuação e destaque na cultura e na literatura do país; pelo Prêmio VivaLeitura - 2009, projeto vencedor do na Categoria 03 - Concurso de Incentivo à Leitura do Mec - Minc (Poesia Viva: a poesia bate à sua porta), patrocinado pela Fundação Santillana e por ter conquistado diversos prêmios literários e de artes plásticas.
Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, poeta, contista e artista plástica, Doutora Honoris Causa pela Universidade Aberta da Academia de Letras do Brasil. Pós-graduada em Artes Visuais, Cultura & Criação pelo SENAC-MG, licenciada em Letras pela UFOP, Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, Membro Benemérito da Academia Feminina Mineira de Letras, Membro Correspondente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes, Membro da Academia de Letras do Brasil, Membro da Academia de Letras do Brasil - Mariana, Membro da Academia de Letras Rio - Cidade Maravilhosa, Membro da Academia Maceioense de Letras, Membro da Academia Cachoeirense de Letras, Membro dos Sindicato dos Artistas Plásticos profissionais de Minas Gerais. Natural de Itabira, MG, cresceu em Santa Bárbara - MG e atualmente reside em Mariana –MG.Participou de inúmeras exposições coletivas internacionais representando Minas Gerais na Espanha, Itália, Áustria, Polônia, Alemanha, República Dominicana, China, Tailândia, Chile e no Museu do Louvre; e individuais na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade; Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Bárbara, Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa; Museu Alphonsus de Guimaraens; Memorial do Ex-Presidente da República Affonso Penna; Galeria Renato de Almeida - Juiz de Fora e outras instituições culturais.
Obras em acervos: Museu de Arte Mundial do México; Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar (Espanha); Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa e Centro Cultural Pró-Música - Juiz de Fora. Em 2009, venceu o Concurso Internacional de Artes Plásticas da Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar(Granada) com participação de 35 países.